Notícias

Página: 400 de 839


Fazer e brincar com um foguetinho ajuda a observar e persistir nas aulas de Educação Física

Unidade: Funcionários

Dando continuidade ao projeto Objetos Voadores, que utiliza brinquedos que voam, o tema do dia foi o Foguete. Os professores mostraram uma peça pronta e como utilizá-la para voar bem alto. Os alunos confeccionaram os brinquedos, com ajuda dos docentes, uns ajudando aos outros. Com o foguetinho pronto, os alunos tiveram que pensar e elaborar estratégias para que o brinquedo funcionasse de maneira eficiente e pudesse voar, desenvolvendo a capacidade de reação e (...)

Leia mais

3º Ano vespertino aprende Matemática brincando com o jogo do Material Dourado e as Fichas Escalonadas

Unidade: Goiânia

Os alunos do 3º Ano vespertino realizaram uma atividade para ampliarem o conhecimento em Matemática, que contou com auxílio do Jogo do Material Dourado e das Fichas Escalonadas. As professoras Mayara Campoy e Cristiane Castro propuseram aos alunos que anotassem os conteúdos que seriam trabalhados naquele momento: as operações adição e subtração (campo aditivo), além da decomposição numérica. A turma foi dividida em dois grupos, sendo Grupo A e o Grupo B todos em duplas, e as (...)

Leia mais

Alunos do 8º Ano fazem paródia com o tema “Recursos Renováveis e Não Renováveis”

Unidade: Rio de Janeiro

Os alunos do 8º Ano, sob a orientação da professora Nathalia, de Geografia, fizeram uma paródia com o tema Recursos Renováveis e Não Renováveis. De acordo com a docente, esse foi um jeito diferente e lúdico dos alunos aprenderem o conteúdo programático, o que comprovou que existem muitas formas criativas para dar sentido e significado ao que se aprende. Parabéns a todos pela (...)

Leia mais

Alunos do Infantil são estimulados a observarem a Natureza

Unidade: Rio de Janeiro

A professora Luciana contou para os alunos do Infantil a história A Descoberta de Miguel. O livro fala sobre um menino que não tinha a atenção dos pais e que vivia vendo televisão. De repente, faltou luz na sua casa e Miguel ficou sem televisão. Ele, então, vai para o jardim de casa e descobre vários elementos importantes existentes na Natureza. A partir daí, a professora ofereceu para as crianças uma moldura de televisão, cortada em papel colorido, e propôs que representassem (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 2 constroem a própria Linha do Tempo

Unidade: Rio de Janeiro

Embasados no projeto A energia que pulsa em nós e na imagem de uma semente, as crianças da turma do Infantil 2 realizaram a atividade da linha do tempo. Contando com a colaboração das famílias, as crianças utilizaram fotos da gestação das mães até as que registravam a idade atual para ilustrar a linha do tempo. A todo momento, as professoras estimularam a observação, o cuidado, a energia do afeto e a importância da boa alimentação para crescer saudável, fazendo a todo tempo a (...)

Leia mais

Turma 4 do Horário Estendido faz lindos desenhos inspirados em tribos indígenas

Unidade: Brasília

No mês de abril é comemorado o Dia do índio e o Dia Internacional do Livro. E para celebrar, a professora de Espanhol, Norma Jaqueline, propôs aos alunos da Turma 4 do Horário Estendido que fizessem um desenho, abordando as formas geométricas encontradas nas tribos indígenas. Os desenhos foram levados para apreciação de crianças indígenas que se alegraram muito com a demonstração cultivo do afeto e do respeito às diferenças culturais pelos alunos do Colégio (...)

Leia mais

Capoeira para o 1º Ano nas aulas de Educação Física

Unidade: Funcionários

Os professores desenvolveram, com os alunos do 1º Ano, um ciclo de aulas com o objetivo de dar a conhecer a capoeira.  Esse esporte contribui para o desenvolvimento corporal através de movimentos rápidos e precisos, suaves e flexíveis. As aulas foram divididas em etapas. Na primeira foi apresentado um vídeo contando a história e os movimentos básicos dessa modalidade. Nas aulas seguintes as crianças tiveram a oportunidade de praticar esses movimentos, primeiro individualmente e depois (...)

Leia mais

Projeto Família apresenta linda surpresa no Infantil 4A

Unidade: Funcionários

Para introduzir o projeto família na turma, as professoras Alessandra Salles e Taís Veiga apresentaram para as crianças um vídeo com fotos de todas as famílias. Esse momento foi super especial! As docentes têm trabalhado com as crianças sobre a família como um tesouro e como uma instituição divina. O cultivo de sentimentos como o de gratidão, generosidade, alegria e amor são constantemente estimulados nesses (...)

Leia mais

Bolhas de sabão criam oportunidades de aprender na Educação Física do Infantil

Unidade: Funcionários

Os professores estão dando continuidade ao projeto Objetos Voadores, explorando dessa vez a bolha de sabão. Esta é uma atividade que as crianças gostam muito e pode ser trabalhada em diferentes idades, com objetivos específicos para cada faixa etária. A aula começa sempre com a apresentação do brinquedo. O sopro, para nós adultos, parece algo normal e automático, mas na infância esse movimento deve ser aprendido e treinado.  Para realizá-lo, a criança precisa projetar os (...)

Leia mais

Dia Internacional do Livro faz recordar ao Infantil 4A que o conhecimento amplia a vida

Unidade: Funcionários

Miss Assis planejou uma aula diferente para comemorar o Dia Internacional do Livro. Cada aluno levou de casa um livro de sua preferência. No Espaço do Conhecimento, todos tiveram a oportunidade de apresentar aos colegas e professoras seus livros preferidos. Muitas palavras e expressões in english surgiam durante as apresentações, mostrando-nos que a língua inglesa já faz parte do nosso dia a dia escolar. Todos fizeram um good job! Vale lembrar que o Colégio Logosófico iniciou nesse (...)

Leia mais