Notícias

Página: 398 de 841


Alunos do 6º ao 9º Ano produzem seus autorretratos e fazem prosas e versos

Unidade: Cidade Nova

O início do projeto anual O conhecimento amplia a vida, no 6º ao 9º Ano, se deu com uma pesquisa sobre o gênero textual – Autorretrato, em que os alunos buscaram a definição, características de produção e exemplos desse gênero textual. As turmas contaram o que observaram e chegaram à conclusão que esse texto pode ser produzido por meio de versos, prosas, desenhos, pinturas, esculturas e tudo aquilo que possa representar a si mesmo, mas, para isso, é necessário o (...)

Leia mais

Infantil 2 aprende brincando com os amigos Bruno e Nina

Unidade: Cidade Nova

Com muita alegria e entusiasmo, os alunos do Infantil 2 recebem, semanalmente, a visita dos seus amigos Bruno e Nina na sala de aula. Eles são dois bonecos que fazem parte do dia a dia da escola. A assessora educacional, Cristiane Costa, realiza conversações, histórias e dramatizações, mostrando que Bruno e Nina são exemplos de crianças esforçadas em aprender e que gostam de ensinar. Toda sexta-feira um aluno é escolhido para levar para casa o Bruno ou a Nina para passar o final (...)

Leia mais

Alunos do 2º Ano apresentam no Festival Literário sobre a importância da aprendizagem

Unidade: Cidade Nova

Com a leitura do livro O Origami de Lara, do autor Marcelo Henrique Pontarolo, os alunos do 2º Ano aprenderam com a Lara, personagem principal do livro, que aprender coisas novas é muito bom. Cada conhecimento adquirido proporciona novas experiências e desenvolve habilidades que ampliam a vida, mas, como ensina Lara, para aprender é preciso vontade, atenção, esforço, paciência, alegria e gratidão. Durante o Festival Literário, os alunos do 2º Ano expuseram seus trabalhos por (...)

Leia mais

Infantil 2 amplia os conhecimentos degustando novas frutas

Unidade: Cidade Nova

Dando continuidade à atividade Caixa de Alimentos, a aluna Isabel levou para o Colégio uma fruta muito saborosa para degustar com a turma do Infantil 2: a manga. Inicialmente, as crianças observaram a cor, sentiram sua textura, perceberam o peso e sentiram o cheiro. Foram estimuladas a contar quantas mangas a colega tinha levado para dividir com os amigos. Na hora de conhecer a manga por dentro, todos descobriram que a fruta tem um caroço, que é duro e não tem como comer. Descobriram (...)

Leia mais

Infantil 3 vive momento especial com os novos livros literários

Unidade: Cidade Nova

Com o objetivo de despertar o interesse e o gosto pela leitura no Infantil 3, as professoras Regina Célia e Mariele Pires realizaram um momento especial para entregar para cada aluno os livros literários encaminhados pelas famílias. Inicialmente, as docentes conversaram com as crianças sobre os cuidados que devem ter ao fazer o uso dos livros. Ressaltaram a importância de manuseá-los cuidadosamente para não amassá-los ou rasgá-los. Assim, os alunos podem aproveitar o material por (...)

Leia mais

Alunos do 7° Ano realizam atividade que os levam a refletir sobre a importância da gratidão

Unidade: Cidade Nova

Para refletir sobre a importância da gratidão, foi trabalhado com os alunos do 7° Ano o sentimento de serem gratos. Em primeiro lugar, eles refletiram sobre o exercício de estarem atentos ao que ocorre dentro de cada um e ao seu redor e, em seguida, perceberam que o dia é cheio de oportunidades para fazerem o bem, de serem agraciados por ações do bem e de aprenderem com as experiências. Para isso, a observação minuciosa dos pensamentos e ações é fundamental. Durante a atividade, (...)

Leia mais

Brincando e se divertindo, alunos do Infantil 5 aprendem sobre a colaboração

Unidade: Cidade Nova

As docentes do Infantil 5 observaram um grande entusiasmo na turma diante das dinâmicas propostas no espaço do campinho. Nesta semana, os alunos tiveram a oportunidade de fazer bolinhas de sabão. Para o desenvolvimento dessa atividade, as crianças foram agrupadas em duplas e os seguintes combinados foram estabelecidos: uma criança iniciaria fazendo bolinhas de sabão e a outra estourando-as, trocando de função quando as professoras batessem palmas. Por meio dessa brincadeira, foi (...)

Leia mais

7º Ano reflete sobre figura materna no projeto “Pequenas atenções”

Unidade: Cidade Nova

Dando continuidade ao projeto Pequenas atenções, os alunos do 7º Ano e a professora de Língua Portuguesa convidaram os alunos do 6º Ano a participarem de uma atividade. Em comemoração ao Dia das Mães, a professora promoveu nos alunos a reflexão sobre o papel que as mães desempenham em suas vidas. Após refletirem, produziram uma lista completando a seguinte frase: “Ser mãe é ....” Com muita alegria e sensibilidade, os alunos escreveram seus textos e decoraram com fotos, (...)

Leia mais

Alunos do 4º Ano montam "Memory Game" nas aulas de Inglês

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 4º Ano estão estudando sobre Countries and Nationalities (países e nacionalidades) nas aulas de Inglês. Para culminação desse estudo, os alunos montaram um Memory Game e tiveram a oportunidade de praticar em uma das aulas. A teacher Alice Ornellas conduziu a atividade em um espaço diferente da sala de aula e as crianças se divertiram jogando uns com os outros. “Observamos que durante a atividade o respeito, a disciplina, a atenção e a alegria demonstrados nas (...)

Leia mais

Turmas do 6º ao 9º Ano apresentam trabalho sobre autorretrato no Festival Literário

Unidade: Cidade Nova

Finalmente o grande dia do Festival Literário chegou! Foram três meses de muito estudo, intercâmbios, produções de textos, confecção de murais até chegar ao produto final que foi revelado na mostra: o autorretrato por meio da caixa presente. O projeto foi interdisciplinar: trabalharam juntas as disciplinas de Produção de Texto/ Língua Portuguesa (6º ao 9º), Ética (6º ao 9º) e Geografia (6º e 7º). Os autorretratos foram suspensos com fios de nylon na quadra, dispostos em (...)

Leia mais