Notícias

Página: 394 de 834


Turma do 2º Ano participa pela primeira vez da Corrida JóKenPô com obstáculos

Unidade: Funcionários

Os professores de Educação Física Felipe Cerqueira e Gabrielle Dias nos enviaram notícia de uma aula muito especial: “Através do Tema Jogos e Brincadeiras, fizemos pela primeira vez com a turma, a Corrida JóKenPô com obstáculos. Quando trabalhamos com diversos obstáculos em uma brincadeira, que já é uma velha conhecida dos alunos, conseguimos trazer uma ressignificação da atividade com o foco no trabalho de desenvolvimento das coordenações físicas. Dessa vez focamos no (...)

Leia mais

Infantil 5A realiza excursão, ampliando muitos conhecimentos

Unidade: Funcionários

Para culminar o projeto sobre o Homem das Cavernas, a turminha realizou uma prática diferente: um trabalho de campo no Espaço do Conhecimento da UFMG. Os alunos aprenderam um pouco mais sobre a evolução física do ser humano e observaram a réplica de alguns animais que viveram na época do homem das cavernas. A maior sensação da excursão foi o Planetário. As crianças assistiram a uma animação sobre o sistema solar e puderam refletir sobre a beleza do universo e o que ele contém: (...)

Leia mais

Brincadeiras desafiadoras criam um bom campo experimental para o Infantil 4 e 1º Ano

Unidade: Funcionários

Os alunos tiveram uma aula muito especial. Seu objetivo foi o de realizar o desafio de seguir pela sequência de pneus, sem deixá-los cair, passando uma bola por dentro de cada um, com agilidade de destreza. Cada turma foi dividida em grupos, estratégia que trouxe muita motivação, pois uns incentivavam os outros a vencer o desafio. Essa atividade favoreceu o desenvolvimento da coordenação motora, ressaltando a destreza e a agilidade, além do cultivo da paciência e da ordem. “A (...)

Leia mais

Infantil 2 inicia o projeto “Pequenos Chef’s”

Unidade: Cidade Nova

As crianças e docentes do Infantil 2 estão bastante estimulados com o projeto Pequenos Chef’s. Uma das atividades desse projeto foi confeccionar um fogão utilizando material reciclável para todos brincarem juntos de fazer comidinha. As crianças participaram de todo o processo: escolheram a cor do fogão, pintaram a caixa e observaram as professoras colando as trempes e os pinos. Para confeccionar o fogão foi necessário trabalhar em equipe e, para isso, as professoras e os alunos (...)

Leia mais

Infantil 3 aprende observando a natureza

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 3 realizou um reconto inspirado na obra Uma surpresa no jardim, da autora Clélia Santos Luz de Magalhães, para expor no Festival Literário do Colégio. Na história, a personagem Dona Laura encontra um ninho de passarinhos no jardim de sua casa e chama seus filhos para observarem o que acontecerá no decorrer dos dias com as pombinhas e os ovinhos que estão no ninho. A partir dessa leitura, cada aluno do Infantil 3 também está aprendendo a observar com atenção (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 4 estão aprendendo a serem amigas do tempo

Unidade: Cidade Nova

Desde o início do ano letivo, as professoras Nirvana Arantes e Leticia Del Cantoni vêm trabalhando com os alunos do Infantil 4 sobre a importância da organização do tempo. Elas escolheram a música Meu amigo tempo para ajudá-los a fixar algumas orientações: que cada coisa tem a sua hora para ser feita e que algumas atitudes, no momento errado, os fazem perder ou deixar de aproveitar bem o tempo. Na hora do lanche, por exemplo, é hora de comer com tranquilidade e que, em outro momento, (...)

Leia mais

Infantil 5 define as regras do novo projeto "Pesquisador Mirim"

Unidade: Cidade Nova

As docentes Naiane Monique e Ana Clara estão construindo com a turma do Infantil 5 um estimulante projeto chamado Pesquisador Mirim. O objetivo é estimular os alunos a pesquisarem sobre temas de interesse do grupo, coletados por meio de um dever de casa especial. Com o intuito de fazer um levantamento sobre como as crianças gostariam que fosse feita a escolha do tema para investigação, as professoras realizaram uma votação com a turma. Na ocasião, os alunos puderam escolher entre (...)

Leia mais

5º Ano apresenta no Festival Literário sobre a importância do conhecimento para a vida

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 5º Ano fizeram a leitura e estudo do livro O grande passeio, de Larissa Lanna, que conta a história de uma adolescente que morava na cidade grande, em Belo Horizonte (MG), com a família e teve a oportunidade de passar as férias em uma fazenda com seus familiares: tios e primos. As férias tornaram-se inesquecíveis, pois a personagem Marina, não só se divertiu muito como também teve oportunidade de ampliar seus conhecimentos e transformar-se internamente. Ela aprendeu (...)

Leia mais

Alunos do 4º Ano apresentam trabalho sobre o valor da amizade no Festival Literário

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 4º Ano apresentaram, no Festival Literário da Unidade Cidade Nova, um lindo trabalho que realizaram a partir da leitura do livro O mundo do meu amigo. A obra traz reflexões sobre a amizade, pois aborda sobre o vínculo entre dois meninos, um que vivia no campo e outro na cidade. O encontro dessas crianças ocorreu no primeiro dia de aula. O menino da cidade, com muita bondade e alegria, recebeu o menino do campo. As crianças aprenderam que quando tratamos os outros bem, (...)

Leia mais

Unidade Cidade Nova promove Festival literário e palestra para pais

Unidade: Cidade Nova

No dia 27 de abril, a Unidade Cidade Nova viveu momentos especiais junto aos alunos e suas famílias, com a realização de duas grandes e estimulantes atividades: - A palestra para os pais sobre o tema anual do Sistema Logosófico de Educação: O conhecimento amplia a vida, coordenada pelo estudante de Logosofia Daniel Martins, que foi rica em conceitos, elementos e experiências que favorecem a formação do ser; - E o Festival Literário, onde os alunos da Educação Infantil ao (...)

Leia mais