Notícias

Página: 393 de 839


Alunos do 2° Ano realizam apresentação no Momento Cívico para lançamento do “Projeto Família”

Unidade: Cidade Nova

No lançamento do Projeto Família, que aconteceu durante o Momento Cívico, os alunos do 2° Ano apresentaram um teatro de fantoches, confeccionados por eles. Na peça, foram representados momentos de alegria vividos em família, que propiciam um ambiente de harmonia e felicidade no lar. Em seguida, os alunos declamaram a poesia que fala sobre gratidão do livro O tesouro, da autora Elda Tamberi, e cantaram para seus pais e familiares a música Como é grande o meu amor por você, de (...)

Leia mais

Experiência turística enriquece estudos de História do 3º Ano

Unidade: Cidade Nova

Um dos alunos do 3º Ano foi passear com a família em Mariana (MG) e, recordando-se do que havia estudado em sala, vivenciou momentos em que o estudo de História teve significado para ele, pois pode conhecer os espaços citados no livro, como o Pelourinho, a Casa da Câmara, entre outros. Ele preparou um cartaz, por iniciativa própria, com imagens e informações sobre o assunto e pediu as professoras para apresentar para a turma, o que enriqueceu ainda mais a sua aprendizagem. Para (...)

Leia mais

4º Ano aprende o valor do cultivo da gratidão e da generosidade

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 4º Ano confeccionaram, junto de suas famílias, algumas frutas com material reciclado para utilização do Festival Literário do Colégio Logosófico. Após o encerramento desse evento, as crianças puderam levar suas frutas para casa, mas foi sugerido a eles a doação de uma parte delas para os alunos no Infantil 2, que estão aprendendo sobre a importância da fruta para uma alimentação saudável. As crianças compreenderam que a generosidade é uma atitude muito boa e (...)

Leia mais

Turma do 1º Ano descobre outra forma de brincar de “Pedra, papel e tesoura”

Unidade: Florianópolis

As crianças do 1º Ano têm muito interesse em conhecer novos fonemas e palavras, e têm utilizado de jogos e brincadeiras para que aprendam esse conteúdo. A brincadeira Pedra, Papel e Tesoura é muito presente no dia a dia das crianças. As professoras observaram o interesse por essa brincadeira e aproveitaram para trabalhar no processo de alfabetização, pois o brincar aliado ao conhecimento é algo fundamental para uma aprendizagem significativa. Por meio dessa brincadeira, as (...)

Leia mais

3º Ano apresenta teatro de sombras baseado no livro “Os pensamentos de Aurélio” 

Unidade: Florianópolis

O Sistema Logosófico de Educação tem como tema anual O conhecimento amplia a vida e, dentro deste grande tema, a turma do 3º Ano tem o projeto anual O conhecimento amplia a vida e traz felicidade. Inspirados neste contexto, os alunos realizaram a leitura do livro Os pensamentos de Aurélio, no qual reconheceram alguns pensamentos que atuam em suas vidas, semelhante ao que acontecia com o personagem Aurélio. Após a leitura, a turma iniciou um ensaio para apresentar um teatro de sombras com (...)

Leia mais

Infantil 2A faz sua primeira vinculação do ano com as famílias

Unidade: Florianópolis

O Infantil 2A realizou a primeira vinculação do ano com as famílias. No preparo para a atividade, as docentes conversaram sobre a importância da família e do quanto todos colaboram para que as crianças cresçam felizes e saudáveis. Na cozinha experimental, as professoras e as crianças prepararam um bolo integral de morango para esperar as famílias. Todos colaboraram para decorar a sala, fizeram corações com cola colorida, ajudaram a colocar as comidas na mesa, enfeitaram o bolo (...)

Leia mais

"Maravilhas do Fundo do Mar" é tema de exposição no 1º Ano A

Unidade: Funcionários

Após a realização de muitas pesquisas e apresentações para os colegas de sala, a turma do 1º Ano A manifestou a vontade de compartilhar seus conhecimentos com outras turmas do Colégio, através de uma exposição em sala de aula. Fizeram o convite através de uma atividade de texto coletivo. A exposição foi uma oportunidade das crianças divulgarem o trabalho realizado com diversos conceitos como: colaboração, gratidão, defesas mentais, respeito e também de cultivarem mais (...)

Leia mais

2º Ano faz ginástica para melhorar o condicionamento físico na aula de Educação Física

Unidade: Funcionários

Os professores Felipe Cerqueira e Gabrielle Dias adaptaram algumas atividades para trabalhar resistência, pliometria, força, velocidade e agilidade. Foi necessário um trabalho com as habilidades motoras desde o primeiro dia de aula. Com as ideias claras para os alunos e a associação de conceitos, a prática ficou fácil, era só movimentar. E as crianças se divertiram com pneus, blocos, toquinhos e outros materiais dispostos no Ginásio. Nas situações em que os alunos não conseguiam (...)

Leia mais

4º Ano A amplia conhecimentos com excursão ao Museu de História Natural da UFMG

Unidade: Funcionários

Os alunos do 4ºA fizeram um trabalho de campo no Museu de História Natural da UFMG. As professoras conversaram com a turma fazendo alguns combinados, para que pudessem viver um momento feliz. No dia da excursão os alunos brilharam! Vibraram durante toda a manhã, ficando atentos e contribuindo com as explicações, apresentando perguntas e observações. As professoras receberam observações dos monitores, dizendo que ficaram encantados com a conduta da turma. No dia seguinte, o aluno (...)

Leia mais

Infantil 5 tem momento divertido soltando pipa na aula de Educação Física

Unidade: Funcionários

Os alunos foram divididos pelas cores dos uniformes em duas filas. Ao sinal do professor um aluno deveria correr o mais rápido possível, puxando a pipa, contornando o pneu que estava posicionado no final da quadra e retornando para a fila. Com o arrasto do vento, a pipa voa de maneira eficiente encantando as crianças. Cada aluno pôde experimentar essa atividade diversas vezes, o que colaborou para que todos conseguissem se adaptar corporalmente à atividade e para que o voo da pipa ficasse (...)

Leia mais