Notícias

Página: 386 de 839


Alunos do 4º Ano realizam atividade sobre ângulos geométricos na quadra de esportes

Unidade: Cidade Nova

A turma do 4º Ano teve contato pela primeira vez com o conceito de ângulo, que é fundamental para o ensino da Geometria na disciplina de Matemática. Esse conteúdo tem uma vasta aplicação em outros ramos do conhecimento como, por exemplo, na engenharia, na cartografia, na ortopedia, na odontologia, na astronomia e na aviação. Para introduzir esse conceito, as professoras ministraram uma aula com cordas e as crianças construíram o ângulo de 90°. A aula foi realizada na quadra de (...)

Leia mais

Alunos do 3º Ano aprendem sobre a multiplicação com atividade em duplas

Unidade: Cidade Nova

Aprender sobre a multiplicação tem sido muito divertido para a turma do 3º Ano! Recentemente, a professora Karla Avelar lançou o desafio de pensar de forma ágil usando materiais concretos como lápis, palitos de picolé, tampinhas para resolver problemas matemáticos. Essa atividade foi desenvolvida em dupla, favorecendo a resolução das dificuldades por meio da colaboração entre os pares e propiciando muita alegria. Além disso, o uso de objetos contribui para a compreensão do (...)

Leia mais

“A importância do meio ambiente” é tema do 3º Ano no Festival Literário 

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 3º Ano participaram do Festival Literário com muita alegria e disposição. Na ocasião, eles leram o livro Nico e Anita e as aventuras no rio Ariranha, de Sérgio Lorenzet, que despertou neles a importância que a água, os rios e o meio ambiente possuem. Conceitos importantes como da gratidão, da colaboração, da amizade, da simpatia, da observação, do amor e do respeito à natureza, além da vontade de colaborar para fazer um mundo melhor, são apresentadas na (...)

Leia mais

Alunos do 5º Ano visitam o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG

Unidade: Cidade Nova

Para favorecer o aprendizado e ampliar os conhecimentos dos alunos do 5º Ano sobre o Corpo Humano, eles visitaram o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da mata local e visitar o Espaço Interativo de Ciência da Vida. Nesse espaço, os alunos conheceram um pouco mais sobre o corpo humano, seu funcionamento, a função de alguns dos sistemas que o compõem e visitaram diversos espaços, entre eles, as salas sentir, pensar e (...)

Leia mais

Alunos do 1º Ano cultivam as belezas interna e externa no Festival Literário

Unidade: Cidade Nova

O Festival Literário de 2019 foi um sucesso! Os alunos do 1º Ano leram o livro A coroa da Princesa, da autora Adriana Miranda, e tiveram a oportunidade de aprender que é importante cultivar a beleza interna. Eles descobriram que todas as pessoas possuem duas belezas, a de dentro e a de fora. Enquanto a beleza de fora precisa de cuidados materiais que enfeitam o corpo, a de dentro precisa de valores que encantam e enobrecem a vida e nos fazem ser melhores a cada dia em nosso sentir e em nosso (...)

Leia mais

Aulas de Lógica estimulam os alunos a fazerem perguntas

Unidade: Cidade Nova

As aulas de Lógica estão bastante estimulantes! A professora Pâmela-Sérgia tem refletido com os alunos sobre a importância das perguntas. “Devemos sempre valorizar as perguntas feitas pelas crianças, não respondendo prontamente, mas fazendo-lhes outras perguntas relacionadas para que as próprias crianças aprendam a pensar e fiquem estimuladas a investigar, ao invés de receber respostas prontas”, explicou. Em uma das aulas de Lógica, com o tema Gravidade, um dos alunos (...)

Leia mais

Infantil 2B faz pintura ao som de Beatles

Unidade: Funcionários

As professoras Kátia Corrêa, Thainá Roque e Rônia Godin, levaram as crianças até a Sala de Artes para fazer uma pintura. Eles utilizaram tinta aquarela,  que precisa ser molhada para depois ser usada. À medida que as crianças iam pintando, as professoras passavam com um pouco de água para elas molharem o pincel. Esta atividade foi realizada neste local com o objetivo de sair um pouco do ambiente da sala de aula, pois as mesas são maiores, então há mais espaço para usar folhas (...)

Leia mais

Revisão de Geografia é realizada com muita brincadeira no 4ºA

Unidade: Funcionários

Para revisar a matéria de forma leve e divertida, antes da avaliação, a professora Júlia Lisboa preparou uma surpresa para os alunos: a turma foi dividida em grupos, que foram passando de jogo em jogo: o da memória dos estados do Brasil (trazido pelo aluno Túlio Miranda), o dos estados e capitais do Brasil (trazido pelo aluno Eduardo Villaça) e o de tabuleiro em que os peões eram as próprias crianças (criado pela professora). Para avançar no tabuleiro, as crianças deveriam jogar o (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 4B socializam suas descobertas com a turma - Parte II

Unidade: Funcionários

Dando continuidade ao projeto Lagartas e Borboletas, as professoras Shirléa Rocha e Marília Sales nos enviaram muitos relatos. Para que as crianças possam experimentar de fato o papel de pesquisadoras e serem protagonistas de sua aprendizagem e  ainda favorecer a socialização das descobertas, a busca pelo saber e a colaboração, lindas experiências têm sido vividas. Para descobrir “por que as asas das borboletas são coloridas?”, Lina Sofal, com o auxílio de sua mãe, pesquisou (...)

Leia mais

Infantil 2B aprende o que é paciência inteligente

Unidade: Funcionários

A turminha recebeu uma grande surpresa em sala: ganharam um cacho de bananas verdes. A professora Kátia Correa conversou na rodinha sobre o processo de amadurecimento das bananas. As crianças perceberam que aquelas bananas ainda não estavam boas para comer e elas precisavam esperar ate que elas ficassem amarelinhas. As docentes pediram aos funcionários da manutenção do Colégio para pendurar o cacho de bananas num espaço da sala e perguntaram às crianças: “agora vamos ficar aqui (...)

Leia mais