Notícias

Página: 284 de 839


6º Ano aprende sobre os conceitos semânticos de conotação e denotação

Unidade: Rio de Janeiro

Em uma das aulas de Língua Portuguesa do 6º Ano foi trabalhado o poema No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade, para revisar os conceitos semânticos de conotação e denotação. Em seguida, a professora solicitou aos alunos uma escrita criativa em que usassem a linguagem conotativa para criar uma pedra, ou seja, um obstáculo que limitasse a propagação do coronavírus. A aluna Maria Eduarda Lima optou por construir um belíssimo poema, no qual, com sensibilidade e autoria, (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental 2 estudam sobre a alimentação saudável

Unidade: Rio de Janeiro

Durante as aulas de Ciências, sob a orientação da professora Alessandra Marques, os alunos do Fundamental 2 estudaram e debateram sobre a alimentação saudável. O que é? A alimentação saudável está baseada na quantidade de alimentos ou na sua qualidade? Que alimentos devemos evitar na nossa alimentação diária? Quais devemos ingerir mais quantidade? Por que é importante termos refeições bem coloridas? Como interpretar os rótulos dos alimentos? Alguns (...)

Leia mais

Clique aqui e recorde lindos momentos desfrutados pelo Fundamental 2

Unidade: Rio de Janeiro

O vídeo abaixo não é uma memória antiga, mas se trata de momentos vividos pelos alunos do Fundamental 2, nas semanas anteriores à quarentena, registrados pela professora Ana Lúcia. Além da clara saudade, é de se encantar cada vez mais com a profissão docente, pois temos certeza de que o caminho dessa geração de seres incríveis que estamos formando está apenas no início. Fica aqui o registro da gratidão por todos os momentos vividos e nossa esperança de, em breve, termos (...)

Leia mais

Professor de Corpo Cênico estimula a sensibilidade dos alunos do 3º Ano

Unidade: Rio de Janeiro

O professor Leonardo Miranda, de Corpo Cênico, pediu à sua turma do 3º Ano que assistisse, com a família, a um vídeo com a contação de história do livro A Parte que Falta, de Shel Silverstein. A partir dessa experiência vivida em casa, as crianças expressaram por meio de desenhos e frases um pouco do que sentiram com a história. Segundo o professor, desenvolver a sensibilidade é sempre um fator primordial para formarmos seres mais conscientes para o tão desejado futuro (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental 2 (re)pensam sobre a trajetória de suas vidas

Unidade: Rio de Janeiro

Para promover reflexões e práticas relacionadas ao projeto De frente para o futuro, nas aulas de Língua Portuguesa, sob orientação da professora Mariana Roque, os alunos trabalharam com o poema Relógio, do escritor Oswald de Andrade. Por meio da leitura, os estudantes puderam (re)pensar a trajetória de suas vidas, integrando as recordações marcantes acerca do passado, as vivências do presente e as aspirações para o futuro. Em seguida, usando a imagem de um relógio, em (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental 2 expressam a arte em meio ao isolamento social

Unidade: Rio de Janeiro

A professora Michela Simões, de Artes, promoveu uma reflexão com seus alunos do Fundamental 2 sobre como a arte e os artistas, de uma maneira geral, estão sendo importantes nesse momento de isolamento social. Os alunos perceberam que a arte está ajudando (e muito) a passar por esse momento difícil, afinal, é muito bom ouvir música, ler livros, desenhar, ver filmes, séries, vídeos, pintar... Em suas aulas, a docente fez uma proposta de que cada um realizasse uma manifestação (...)

Leia mais

7º Ano analisa a estrutura da cebola pelo microscópio

Unidade: Rio de Janeiro

Durante as aulas de Ciências, no Laboratório do Colégio, os alunos do 7º Ano tiveram a oportunidade de observar ao microscópio, com a professora Alessandra, as células da epiderme de uma cebola. Os alunos observaram seu formato, o arranjo, relacionaram sua forma e função e identificaram suas partes principais: parede celular, membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A aula foi muito enriquecedora e proveitosa! *Atividade feita no período anterior à (...)

Leia mais