Montagem de ecossistema complementa trabalho realizado em Ciências pelo 6º Ano

Unidade: Funcionários | 25 Mar 2016

Complementando o estudo realizado através de livros e filmes e estimulando a observação dos elementos físicos e vivos do ambiente, a turma do 6º Ano realizou a montagem de um ecossistema, dentro de uma garrafa pet. Devidamente higienizada pelos alunos, a garrafa recebeu uma camada de pedrinhas, uma de areia e uma de terra adubada. Inseriram nela, em seguida, uma muda de planta, que coletaram no jardim do Laboratório de Ciências e fecharam com outra garrafa.

Nesse sistema, poderão aprender que a planta irá realizar dois processos muito importantes: a fotossíntese e a respiração celular. Nesses dois processos o vegetal é capaz de produzir alimento (glicose), oxigênio e CO2, fundamentais para as transformações químicas necessárias à sua sobrevivência. Poderão estudar também os ciclos biogeoquímicos como o da água, do oxigênio, do carbono e da reciclagem da matéria orgânica.

A professora Beatriz Soares não perdeu a oportunidade para destacar que “Na natureza todas as partículas colaboram entre si”.