Alunos do Fundamental realizam exposição com o tema “A História do Papel”

Unidade: Uberlândia | 3 Aug 2014

Os alunos do 1º ao 5º Ano, sob os cuidados da professora de Artes Visuais Maria Aparecida Viana, realizaram uma exposição sobre a História do Papel.

Inicialmente, todas as turmas conheceram a história do papel por meio de uma apresentação feita pela docente. Em seguida, definiu-se que cada turma contaria uma parte da história do papel por meio de atividades artísticas.

A história do papel foi contada na sequência dos materiais utilizados até a invenção do papel: argila, casca de árvore, folha de palmeira, ripas de bambu, pergaminho, papiro, culminando com o papel reciclado, que foi feito a partir do lixo coletado na sala de aula. Durante o projeto, os alunos visitaram uma gráfica local, que doou aparas de papel com gramatura grossa. Com esse material, os alunos fizeram lindas esculturas.

“A criação e realização deste projeto surgiu do empenho em mostrar às crianças que a natureza é a fonte de tudo. Desde 2013, pensava em escolher um material que eles utilizam em grande quantidade para estudá-lo e contar a sua história. A avaliação que faço é muito positiva, pois foi uma oportunidade de aprender e ensinar. Os alunos ficavam com os olhinhos brilhando de interesse. Observei muita alegria quando manipulavam os materiais que haviam sido extraídos da natureza. Ao final do projeto todos sabiam contar com clareza e sequencia a história do papel”, explicou a professora.