4º Ano aprende jogando bingo

Unidade: Rio de Janeiro | 16 Aug 2022

Na turma do 4º Ano, a professora Andréa Barros realizou um bingo de frações depois dos/as alunos/as compreenderem o conceito da divisão de um inteiro em partes. O jogo, além de ser um recurso para rever a aprendizagem, auxilia na atenção, no raciocínio, na memorização e faz com que o gosto pela Matemática seja despertado de forma lúdica.

Antes de começar o bingo, a professora estimulou a reflexão sobre que atitudes seriam necessárias ter consciência para que o estudo em forma de brincadeira desse certo. As crianças falaram da importância da colaboração, da empatia, da atenção e da confiança no outro. Refletiu-se também que o jogo em grupo pode gerar divergências e, exatamente nesses momentos, é que se pode desenvolver a tolerância, ouvindo e negociando as ideias de forma respeitosa.

Ao terminar a atividade, o grupo a avaliou, registrando o quanto pôde rever e reforçar a aprendizagem, analisando e identificando as representações do inteiro que na cartela correspondiam a cada fração ditada. Os/as alunos/as fizeram também observações de como conduziram a vivência, relacionando às atitudes elencadas para pensar sobre a experiência.

O jogo proporcionou uma ótima estratégia para estimular a integração, resultando na troca de novos saberes, ideias e pensamentos, além de desenvolver o falar e o ouvir de forma atenciosa, reafirmando o propósito do nosso projeto anual de que conviver é uma grande oportunidade para lidar de forma tranquila e consciente com sentimentos e emoções.