Cultura indígena: conhecer para valorizar!

Unidade: Rio de Janeiro | 16 Aug 2022

Com o objetivo de conhecer, valorizar e respeitar as diversidades culturais existentes em nossa sociedade, no componente curricular de História, os alunos estudaram, com a professora Rafaela Vieira, sobre as brincadeiras indígenas.
Para tornar o conhecimento significativo e vivenciar que conviver é uma grande oportunidade, a turma experimentou brincar de jogar peteca. Antes disso, os alunos pesquisaram sobre a origem da brincadeira e descobriram o sentido da expressão “não deixe a peteca cair”, que significa continuar tentando e não desistir.
Ampliando o objetivo de conhecer e vivenciar o jogo, foi trabalhado o conceito logosófico de respeito, refletindo-se com os/as alunos/as sobre quais ações respeitosas seriam importantes praticar, de forma consciente, durante a brincadeira. Cada criança foi estimulada a observar em si mesma o que o grupo elencou durante as reflexões: ter atenção ao tempo diferente de cada um jogar e incluir os colegas, pensando e exercitando atitudes de generosidade, simpatia e paciência.
Ao terminar a brincadeira, as crianças foram convidadas a registrar a experiência, fazendo uma auto avaliação de como conduziram a atividade, a partir dos combinados, observando como o conceito trabalhado atuava no próprio interno.