O Infantil 4 B recebe a visita de um pai durante o projeto Bee Project

Unidade: Funcionários | 4 Aug 2022

O Infantil 4B recebeu a visita do pai da aluna Bella Cruz Bernardo, Joselito Bernardo Silva que mostrou às crianças a “casa das abelhas”, colmeia de abelhas que ele cria na sua residência, parecida com uma casa de boneca.

“A turma ficou encantada e curiosa em saber como poderia ter abelhas dentro da casa. Ele nos explicou que dentro dessa casa tem uma estrutura que imita a colmeia das abelhas Jataí, com o ninho na parte de baixo, o sobreninho no meio e na parte de cima a melgueira, que é o depósito de pólen e mel. Pudemos ver a estrutura com as abelhas e o mel produzido por elas. Joselito também respondeu a algumas perguntas dos alunos, como, por exemplo, “Como as abelhas se defendem?”. Ao contrário da abelha Européia e de outras espécies que usam o ferrão para se defenderem, a abelha Jataí tem guardas posicionadas na entrada da colmeia. Outras abelhas enrolam nos pelos e cabelos dos predadores, chegando até a mordiscar com suas mandíbulas. Os alunos também compartilharam com ele o que aprenderam no projeto Bee Project e um aluno disse “As abelhas só atacam se se sentirem ameaçadas, se quiserem pegar o mel delas”. Aprendemos também sobre a adaptação, pois como o vento próximo a sua casa é muito forte as abelhas aprenderam a voar a favor das correntes de ar.”, relatou a professora Marcília Torres.

Ao longo do projeto o Infantil 4 B está aprendendo muito. Descobriram que as abelhas agem por instinto. Já os seres humanos, aprendem a pensar. Conversaram com as professoras Marcília Torres e Francielle Pires de Oliveira sobre a forma do ser humano se defender.

Como forma de gratidão à visita recebida as crianças fizeram desenhos e relataram o que cada um mais gostou de aprender. Confeccionaram um livrinho que foi enviado ao Joselito por meio de sua filhinha.

A família da Bella relatou ter ficado muito feliz ao participar do Projeto Bee Project e mais feliz ainda com o envolvimento das crianças.