Turmas do Fundamental I realizam a culminação do Projeto Eletivo do 1º semestre

Unidade: Brasília | 27 Jul 2022

Este ano temos na grade curricular o Projeto Eletivo. Ele tem como propósito assegurar maior nível de reflexão, escolha, participação, engajamento e preparação dos estudantes para planejar e alcançar objetivos presentes e futuros.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, os alunos têm a oportunidade de participar de dois projetos: Clube do Livro e Projeto de Leitura, com a bibliotecária Maria Clara Araújo, e Nutrição, com a nutricionista Mariana Caetano.

O projeto tem a duração de um semestre letivo. No 1º semestre, os alunos puderam escolher qual atividade gostariam de participar, foi livre escolha deles, sabendo que a segunda opção seria vivida no 2º semestre, passando assim pelos dois projetos.

No início de julho, aconteceu a culminação do primeiro semestre de Projeto. Com o objetivo de realizar uma conversação sobre o que foi aprendido durante as aulas e realizar uma reflexão sobre o que pode melhorar para os próximos encontros, foi realizado um agradável momento embaixo da jabuticabeira. Os alunos tiveram a oportunidade de provar pipoca com açafrão e, de sobremesa, comeram um delicioso bolo de chocolate.

Os alunos relataram ter aprendido, em ambas as aulas, a importância do cultivo da paciência. Em nutrição, aprenderam a ter uma alimentação mais saudável e balanceada, também tiveram a oportunidade de fazer receitas maravilhosas, como biscoito de polvilho colorido, panqueca de ervilha com espinafre e yakisoba.

O estímulo a uma boa alimentação não ficou apenas na alimentação física, mas também na alimentação mental, nutrindo a mente com bons pensamentos e cultivando bons sentimentos. Quantas receitas foram reproduzidas em casa, com as famílias dos alunos, proporcionando pequenas porções de bem e cultivos das pequenas atenções.

No projeto de leitura, os alunos do 1º ao 3º Ano aprenderam mais sobre o escritor Ziraldo e suas obras. A partir da leitura de Flicts, refletiram sobre o trato com o próximo, a importância do cultivo da amizade e do respeito ao próximo. Aprenderam também a história das HQs e até produziram uma! Eles compreenderam que a leitura de imagens também é uma forma de ler e que é possível produzir histórias inteirinhas sem fala alguma. Na produção de suas HQs criaram história bem criativas mostrando os resultados de se estar atentos aos pensamentos em suas casinhas mentais.

Já no Clube do Livro, as turmas do 4º e 5º Ano tiveram a oportunidade de ler "Harry Potter e a pedra filosofal". Com as aventuras de Harry, Rony e Hermione, os alunos aprenderam a importância do cultivo da amizade, da valentia, da lealdade e tantos outros valores e bons pensamentos. Também refletiram sobre os males do egoísmo e da falta de cuidado com o próximo.

Ao serem questionados sobre a postura dos personagens e sobre como seria na vida real, ouvimos respostas firmes e seguras de uma conduta de exceção, sobre o cultivo de boas amizades, sinceras e leais e sobre o que cada um deve realizar internamente para se ter uma boa convivência.

Foram momentos muito ricos, não apenas em aprendizado, mas também em diversão!