O Infantil 4 A aprende fazendo uma deliciosa experiência culinária

Unidade: Florianópolis | 27 Jul 2022

Que alegria foi para as crianças do Infantil 4 A a realização da nossa primeira experiência culinária deste ano. Para esse momento especial, convidamos a mamãe do nosso colega Diego, Carla Assis, que generosamente e com muita alegria se propôs a nos ensinar a fazer “biscoitos de queijo”! Hummmmmm!

Para desfrutarmos dessa experiência com serenidade, preparamos as crianças, recordando de algumas atividades que realizamos ao longo do ano, sobre alguns valores que estamos nos esforçando para cultivar, como: obediência aos combinados, colaboração e paciência, ao saber esperar o tempo para fazer cada coisa.

Com muito entusiasmo e disposição para pôr as mãozinhas na massa, colocamos as toucas e fomos para a cozinha experimental, onde estava a Dona Carla, que nos aguardava com aquele sorriso no rosto! Com muita atenção, escutamos suas orientações para fazermos o biscoito de queijo, que precisaríamos respeitar as medidas dos ingredientes que estão na receita, para que desse tudo certo! Além daqueles ingredientes, ela nos contou que tinham outros dois muito importantes, a generosidade para dividirmos os dois rolinhos para todos conseguirem abrir a massa e a paciência para esperarmos o tempo de assar. A turma colaborou com alegria ao amassar e esticar a massa! As crianças gostaram muito de aprender a utilizar as formas, especialmente as das letras de seus nomes para colocar em cima dos biscoitos.

Para saborearmos os deliciosos biscoitos de queijo, contamos às crianças que assistiríamos a um filme de um livro que elas leram no Infantil 3: "Um bicho Diferente", da Editora Lire. Foi aquela vibração! 

Vivemos juntos momentos muitos especiais ao aprendermos uma nova receita ensinada com tanto afeto e generosidade, e que poderíamos compartilhar com a nossa família! Aproveitamos para refletir como é bom aprender e ensinar com alegria, quantos estímulos geram! 

“Criar estímulos para que eles constituam a fonte de energias mais fecundas, aí está o segredo. É necessário que a força flua permanentemente do interno." - Pedagogia Logosófica