Infantil 2 aprende sobre a arte da convivência

Unidade: Chapecó | 21 Jun 2022

Com o objetivo de construir com as crianças do Infantil 2B, de modo gradual e simples, os combinados para conviver bem na Escola, as professoras Debora B. da Silva e Taís Padilha vêm realizando com a turma pequenos desafios e acordos. 

Afinal, “Conviver é uma grande oportunidade”, como traz o tema da agenda do Sistema Logosófico de Educação de 2022.

Nesta semana, especialmente, a turma viveu uma linda experiência trabalhando sobre a Generosidade, virtude tão necessária para o cultivo da amizade. 

As docentes oportunizaram uma situação para que as crianças experimentassem o conceito: no dia do brinquedo, foram estimuladas a emprestar o brinquedo que trouxeram de casa, situação diferente da que vivem com frequência: emprestar os brinquedos da sala de aula.

As professoras observaram que em um primeiro momento, algumas crianças não quiseram compartilhar. Com docência, respeitaram a criança, conversaram e observaram os demais trocando e todos brincaram. Na segunda tentativa, após observarem que receberiam seu brinquedo de volta, e ainda, poderiam brincar com o brinquedo do amigo, emprestaram o seu com gosto. 

“Estar com o outro, compartilhar, viver em grupo, é um aprendizado. Na escola, através da Pedagogia Logosófica, construímos uma base com elementos de vida, com conceitos que favorecem a convivência”, relatou a Professora Débora, regente da turma.