Lançamento do projeto pedagógico no Infantil 3: Detetives da Natureza

Unidade: Brasília | 21 Jun 2022

As professoras Cristiane Bastos e Maria Clara Rezende, do Infantil 3, lançaram um projeto pedagógico especial na turminha, chamado de "Detetives da Natureza", uma nova oportunidade de realizar pesquisas e aprender muito!

Todos os dias, nossas crianças descobrem um pouco do mundo à sua volta por meio das vivências familiares e escolares. Por meio dessas atividades, elas criam hipóteses e questionamentos com os quais se deparam e que fazem parte do seu dia-a-dia. E, assim, vão desvendando mistérios e tomando consciência do mundo ao redor e de si mesmos.

Vestidos de detetives, portando lupas, binóculos, bloquinhos de anotações; e ao som da trilha sonora do filme “Missão Impossível”, nossos "detetives" saíram pelas dependências da nossa escola para investigar, explorar e descobrir as belezas e mistérios que a natureza nos oferece.

Durante essa atividade, as crianças foram estimuladas a observar cada detalhe de tudo o que encontravam no caminho, como plantas e pedras.

De forma lúdica, elas foram descobrindo quantos detalhes possui o mundo ao nosso redor. Ao mesmo tempo, puderam comprovar a importância da observação, e como podemos aprender mais quando somos mais observadores.

Os acessórios, construídos por eles mesmos, permitiram materializar o ato de observar.

Quando pensamentos de distração apareciam, as professoras os recordavam do propósito inicial e do tesouro a ser alcançado com aquela atividade. Elas os recordavam que a mesma observação deveria ser feita internamente, pois também existia muito a conhecer na casinha mental de cada um.