Alunos do Fundamental II participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2022

Unidade: Cidade Nova | 21 Jun 2022

Os alunos do Fundamental II embarcaram em uma jornada fascinante: a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2022. Um evento que convida todos a desbravar o universo e a entender o que está por trás dos fenômenos que, com certeza, tornam a astronomia uma das ciências mais belas de estudar. A OBA apresenta os conceitos iniciais de Astronomia e Astronáutica por meio de questões didáticas que propõem a união entre os conhecimentos obtidos em sala de aula com a interpretação de texto e uso do raciocínio lógico.

Aberta à participação de escolas públicas e privadas, a 25ª edição da OBA foi realizada no dia 20 de maio de 2022 por todos os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Logosófico – Unidade Cidade Nova. Com 10 questões, sendo 7 de Astronomia e 3 de Astronáutica, a prova tem uma única fase, e os alunos do 6º ao 9º Ano estão alocados no nível 3.

As premiações são medalhas de bronze, prata e ouro para todos os alunos que obtiverem as melhores pontuações dentro dos seus níveis. Realizadas em anos anteriores, o Colégio teve alunos que receberam medalhas nas três categorias. Este ano, o resultado final será divulgado no dia 30 de junho.

Além disso, desde 2001, alguns dos estudantes do Ensino Médio, entre os melhores classificados do Brasil, são convidados para a Jornada Astronômica, também chamada de Escola de Astronomia. Na ocasião, os alunos, juntamente com seus professores, realizam um curso de uma semana. A partir desta Escola é que se inicia o processo para selecionar alunos para representarem o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia.