Roda de Conversa com os pais sobre a Colaboração

Unidade: Florianópolis | 21 Jun 2022

É com muita alegria que tivemos mais uma Roda de Conversa com os pais de alunos, e outros interessados, quando houve uma troca de compreensões sobre o que é “Colaboração”, sendo este um dos temas da agenda 2022 do Sistema Logosófico de Educação, com o tema anual: "Conviver: uma grande oportunidade!"

A atividade foi bem dinâmica, e contou com muitas participações, em que foram trazidas compreensões, analogias e experiências. 

Compartilhamos, a seguir, alguns dos aspectos trazidos sobre a “Colaboração”:

- É um princípio universal, ela está na natureza, ela nos ensina de infinitas formas. Todas as partículas colaboram entre si, em todos os reinos.

- É fazer o bem pelo bem mesmo, sem esperar que o outro corresponda quando se colabora.

- Colaborar é um labor em conjunto com o coração, a própria palavra: “com” e “ labor”. 

Uma reflexão que foi trazida: “Como é a colaboração no dia a dia?”:

- As crianças têm uma disposição natural para colaborar e elas observam muito os demais, seguem os exemplos do ambiente em que vivem.

- Planejar a colaboração, pois a pressa do adulto atrapalha as iniciativas das crianças em colaborar.

- Permitir que os demais colaborem, ao cultivar a generosidade, a paciência inteligente e o esforço na colaboração mútua.

Foram trazidas, também, algumas experiências de pais e educadores sobre as iniciativas das crianças que se tornam cada vez mais naturais quando são estimuladas a colaborar desde pequenas. Como elas gostam de se sentir úteis e cultivar o bem! No Colégio, elas manifestam que se sentem muito felizes quando colaboram!

Deixamos aqui uma pergunta que está na agenda para refletirmos: “Em nosso dia a dia temos muitas oportunidades para exercitar a colaboração!  É possível colaborar mais?”

“Um obstáculo pode ser intransponível para um, mas não para muitos. (...) Nisso reside o segredo da colaboração.” Pedagogia Logosófica