8º Ano reflete sobre "liberdade, o que tenho para aprender sobre esse conceito?"

Unidade: Rio de Janeiro | 14 Jun 2022

O professor Gustavo, de História, criou uma atividade em que os alunos puderam “debater” de forma harmônica sobre uma situação da internet. A turma do 8º Ano estava estudando sobre o Iluminismo, Voltaire e o princípio da liberdade de expressão. O professor aproveitou para discutir se a liberdade de expressão é um valor absoluto e ilimitado e, se não, quais seriam os seus limites. Foi dito que debater algum tema de política em sala de aula exigia respeito, escuta ao próximo e organização, para evitar algum eventual ruído em assuntos que são delicados. O debate correu muito bem depois disso, todos os alunos se colocaram, enveredando para um debate sobre a regulamentação da internet inclusive, em alto nível. Foi intercambiado se liberdade é a ausência de regras e de leis, ou se essa “anarquia”, na verdade, acaba com qualquer liberdade.