Infantil 3 conquista muitos conhecimentos e cultiva a confiança em si mesmo, a partir do estudo sobre as fases da vida do desenvolvimento humano

Unidade: Cidade Nova | 19 May 2022

A turma do Infantil 3 realizou um estudo muito estimulante sobre “As fases do desenvolvimento humano”. Esse é um tema importante nesta faixa etária, pois as crianças começam a compreender que elas estão crescendo e se tornando cada dia mais capazes de desenvolver diversas tarefas com mais autonomia. Esta compreensão favorece a confiança em si mesmo, importante capacidade que elas precisam conquistar em suas vidas.

Como uma das etapas deste estudo, as professoras Mariele Pires e Cristiane Cassimiro planejaram uma atividade sensível, com base na leitura do livro “O aniversário de Júlia”, da autora Stella Maia. Nesta obra, o personagem principal, Igor, recorda as fases da vida de sua irmã mais nova até o dia em que estão comemorando o seu 6º aniversário de vida. A partir dessa história, as docentes reforçaram com os alunos que eles se encontravam na fase de criança e propuseram vivenciar um momento de recordação da fase de bebê.

Na atividade, cada criança trouxe para a escola uma caixa com um objeto que usou na fase de bebê, uma foto e, junto, um relato da família recordando uma vivência especial desse momento de suas vidas. Durante a rodinha, cada um dos alunos apresentou os itens da sua caixinha e as docentes lhes auxiliaram, lendo os relatos enviados pelas famílias. Foi um momento muito especial!

“Como culminação deste Projeto, compartilhamos com nossas famílias parte do estudo que realizamos durante o Festival Literário que aconteceu no último sábado letivo, dia 23/4.  Os alunos ficaram muito entusiasmados e felizes com a oportunidade de mostrar ao papai e à mamãe o que aprenderam!” – relatou a professora Mariele Pires.