O 5º Ano A cultiva valores para uma boa convivência

Unidade: Funcionários | 14 May 2022

Os alunos Eduardo Cavalieri, Guilherme Okawa e Leonardo Zamboni compartilharam com seus colegas e professoras o que aprenderam sobre o sentimento de Gratidão. Relataram, como é preciso estar atento, observando tudo o que se tem e que, uma das formas de se demonstrar a gratidão é usufruindo de tudo, com cuidado e buscando ser pessoas úteis e boas. “Um dos alunos se inspirou nesse tema para escrever uma poesia na qual falou sobre a gratidão por tudo o que faz parte da vida de cada um.”, contou a professora Juliana Pagliosa. O grupo elaborou um cartaz com os seguintes dizeres da Pedagogia Logosófica: “Guarde perenemente em si um pensamento de correspondência ao bem que você recebe”.

Dando continuidade, as alunas Beatriz Candiani, Beatriz Roda e Maria Luísa relataram sobre o tema “O valor das palavras”. As meninas prepararam três diferentes situações onde ocorriam descuidos ao lidar com o outro. No intervalo de cada situação apresentada, os demais colegas eram convidados a refletir sobre o que assistiram e a pensar sobre: “O que você faria?” As crianças tiveram a oportunidade de expor o que pensavam a respeito e qual atitude tomariam. Terminando a apresentação, as alunas conversaram com seus colegas sobre a importância do respeito às diferenças e sobre o valor das pessoas que cuidam das suas palavras no trato com os demais, atraindo, assim, simpatia,  alegria, e também novos amigos.

“A professora Juliana Pagliosa comentou com os alunos que, ao falar, a pessoa mostra o que carrega dentro de si, seus pensamentos, sentimentos e valores. É preciso muita atenção, pois uma vez que a palavra sai da boca, não tem como voltar atrás.”, completou a professora Priscila Pando.