Momento cívico do 4º Ano A - primeira atividade do Fundamental I sem máscaras!

Unidade: Funcionários | 14 May 2022

No final do mês de abril de 2022, toda a comunidade escolar vibrou de alegria e gratidão por poderem viver as atividades escolares, sem máscara! Para todo lado só se via sorrisos!

E foi nesse ambiente de alegria que a turma do 4º Ano A, com o auxílio das professoras Maria Natália Serpa e Fábia Colombarolli, coordenou o momento cívico do Ensino Fundamental I, apresentando uma atividade sobre o Hino Nacional.

Tudo começou com um estudo sobre a origem do Hino. Em seguida, selecionaram, da letra, palavras que não conheciam e procuraram seus significados. Depois, criaram uma brincadeira para realizar com as demais turmas que iriam assistir o momento cívico, com o objetivo de contribuir para que as demais crianças fossem despertadas para a iniciativa de querer compreender o significado do texto do Hino Nacional.

As seguintes palavras foram utilizadas durante a dinâmica: flâmula, impávido, garrida, lábaro, plácidas e fulguras.  Os alunos do 4º Ano A usaram blusas do uniforme com as cores da bandeira do Brasil como homenagem à Patria. As turmas do 2º, 3º e 5º Anos se envolveram bastante e gostaram da brincadeira.

Ao final, a Bandeira do Brasil foi hasteada e todos os alunos cantaram o Hino Nacional. Como receberam a letra, as turmas cantaram o Hino, do início ao fim, com muito entusiasmo e pronunciando corretamente todas as palavras.

Essa atividade marcou o primeiro dia no Colégio sem a obrigatoriedade do uso de máscaras. A oportunidade de estar no ambiente escolar, livremente, foi refletida na alegria como todos participaram. A sensação de normalidade tomou conta do ambiente.

A aluna Lívia Castro manifestou que gostou muito da oportunidade de levar para as outras turmas os conhecimentos que adquiriu em sala e que considera importante.

O aluno Gabriel Durão manifestou que a atividade foi uma excelente oportunidade para combater a timidez.