Alunos do 1° Ano expõem diversos trabalhos realizados por eles no Festival Literário

Unidade: Cidade Nova | 9 May 2022

Os alunos do 1º Ano ficaram bastante estimulados com o Festival Literário realizado no mês de abril. Nesse evento, cada turma teve a oportunidade de compartilhar parte do estudo realizado sobre uma determinada obra literária.  

O livro que está sendo trabalhado no 1º Ano é "Segredinhos para ampliar as amizades", da autora Jaqueline Miotto Zolet. Por meio dessa leitura, a turma está ampliando seus conhecimentos sobre um importante sentimento: a amizade. Estão descobrindo que existem valores e atitudes que, ao nos esforçarmos para cultivá-los, favorecem o estreitamento dos vínculos e uma boa convivência, são eles: a colaboração, o respeito, o afeto, a discrição, a generosidade. 

No festival, a turma realizou a exposição dos trabalhos listados abaixo:

  • Releitura da obra: as crianças confeccionaram o livro “Segredinhos para ampliar as amizades do 1º Ano”, nessa obra, representaram situações desfrutadas no cotidiano escolar em que se esforçam para cultivar virtudes que favorecem o estreitamento dos vínculos. 
  • Autorretrato: cada aluno representou o seu esquema corporal e teceu um relato breve acerca da pergunta “Quem sou eu?”, descrevendo algo que gosta de fazer e valores que se esforça para cultivar.
  • Cantinho da leitura: foram expostos livros com temáticas que a turma apresenta interesse de investigar. 
  • Cantinho das pequenas atenções: nesse espaço, foram disponibilizados materiais para os alunos escreverem cartinhas afetuosas para os entes queridos. 
  • Espaço conviver: os visitantes puderam convidar a família e os amigos para se divertirem com dois jogos: memory game e a trilha do “S”. O primeiro foi confeccionado a partir de um trabalho interdisciplinar com a com teacher de inglês, Miss Teixeira, no qual cada aluno registrou sua favorite fruit. Já a trilha, é uma dinâmica sugerida no livro estudado. Nela, são citadas várias situações relacionadas à convivência para reflexão. 

Foi uma manhã recheada de recordações, afeto, alegria e aprendizagem. As famílias puderam conhecer um pouco mais dos trabalhos realizados pelos alunos em nossa querida escola.