Oficinas sobre o trânsito estimulam o pensar e agir bem

Unidade: Chapecó | 3 Dec 2021

A Professora Sandra Franciscatto, formada em Biblioteconomia, organizou um estudo sobre o Trânsito na biblioteca da escola, do qual algumas turmas participaram.

Em seu planejamento, as turmas do Ensino Fundamental inicialmente realizaram a leitura do poema “Os sinais de trânsito”, de Inês Roani. Em seguida, assistiram ao vídeo “Agentes do trânsito: Educação e segurança rodoviária para crianças”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mCj2dpDazRA.

Depois, para intercambiar sobre o tema formava-se uma “Roda de Diálogo”, com questionamentos, vivências e aspectos observados no vídeo para conversa em grupo. As crianças relatavam situações vividas em família no trânsito e como as mesmas eram resolvidas. Por meio do livro “O Pequeno guarda de trânsito”, tradução de Ruth Marschalek, as crianças puderam aprender e recordar as regras de trânsito utilizando uma brincadeira indicada no livro.

Com as turmas da Educação Infantil, a Professora Sandra fez a leitura do livro “Meus Primeiros Veículos”, tradução de Ana Cristina de Mattos Ribeiro e “Rodando, rodando”, de Stella Carr, questionando quais veículos as crianças encontram no trânsito.

Em seguida, as crianças eram convidadas a brincar de motoristas na área externa da escola, usando volantes de brincadeira, dirigindo, freando, fazendo curvas, etc. Utilizando as cores do semáforo, eram estimuladas a respeitar a sinalização e o que elas representam.

Com essa oficina foi reforçada a importância do cumprimento das regras de trânsito por todos, motoristas e pedestres e também a necessidade de atenção aos pensamentos para poder atuar da melhor forma nas diferentes situações, agindo com atenção, paciência e cuidado consigo mesmo e com o outro!