Rodas de conversa na Educação Infantil proporcionam o intercâmbio entre família e escola

Unidade: Chapecó | 3 Dec 2021

Estímulos, limites, desenvolvimento do caráter da criança: estes foram alguns dos aspectos abordados pela Assessora Pedagógica Jaqueline M. Zolet nas rodas de conversa com os pais do Infantil 1, Infantil 2 e Infantil 3.

Tendo como exemplo situações cotidianas, foram trabalhados os benefícios do uso da explicação para a criança nos momentos de correção, de modo a abrir o entendimento com perguntas, ensinando-a a pensar.

Para a Pedagogia Logosófica, a correção deve despertar no outro a vontade de mudar, ajudando a criança a compreender o erro e qual seria a conduta acertada, realizada sem pressa, buscando equilíbrio entre mente e sensibilidade, educando para a vida, não apenas  para o momento.

“Nada há que favoreça mais na formação do caráter de uma criança, como os estímulos, devendo tratar-se que sejam sempre saudáveis e positivos.” (González Pecotche)

Os pais e mães presentes foram muito participativos e trouxeram várias experiências e contribuições que enriqueceram o conjunto. Atividades como esta propiciam a vinculação entre as famílias através do estudo e troca de experiências. É uma das formas de contribuir com a desafiadora tarefa de educar.