Turma da Bondade constrói bilboquês

Unidade: Uberlândia | 30 Nov 2021

A professora Camila Severino preparou uma atividade especial para trabalhar na Turma da Bondade a valorização da infância e das capacidades de criação e empreender esforços.

A turminha foi convidada a construir bilboquês! Foram utilizados copos de isopor, botões coloridos, cordão e bolinhas de ping-pong para construir os brinquedos. A professora fez um modelo e eles fizeram os próprios. Foi manifestado aos alunos que, antigamente, as crianças faziam este brinquedo com garrafas e limão. Explicaram a eles que não havia fábricas de brinquedos como hoje e que as crianças inventavam e produziam a maioria dos brinquedos dos quais usufruíam.

O objetivo era que experimentassem um pouco da realidade vivida pelas crianças no passado: precisavam idealizar, criar e produzir os próprios brinquedos. Puderam, assim, observar as diferenças dos materiais utilizados antigamente e contrastar com os brinquedos de hoje em dia.

Foi muito divertido! Os alunos se esforçaram para realizar a atividade. Aos poucos foram surgindo as dificuldades, como andar e jogar ao mesmo tempo, jogar com uma perna levantada e etc. E as crianças procuraram superá-las. Elas puderam experimentar uma vivência feliz e diferente do que normalmente vivem.