1º Ano aprende "Step-by-step How To Do an Investigation" (Como fazer uma investigação passo a passo)

Unidade: Florianópolis | 1 Dec 2021

As turmas do 1° ano A e B estudaram Step-by-step How To Do an Investigation (Como fazer uma investigação passo a passo) em Science. 

Seguindo um caminho lógico que começa pela question (pergunta), logo vem a organização dos materials (materiais), a exposição das hypotheses (hipóteses) e a realização de um action plan (plano de ação). Continua pela execução do action plan, a observation (observação) e os records (registros) das informações obtidas. E finaliza com a criação de materiais para share the results (compartilhar conhecimentos da pesquisa) e a formulação de novas questions para futuras investigações.

Depois de estudar esse passo a passo já colocaram em prática os ensinamentos realizando uma investigação sobre o processo de crescimento das sementes de girassol e de milho. 

A question escolhida foi: which seed will sprout first? (Qual semente “brotará” primeiro?)

Os materials foram: sunflower seeds (sementes de girassol), corn seeds (sementes de milho), soil (terra bem adubada), two pots (dois vasinhos), spoon (colher), tape (fita) e pen (caneta). Depois complementamos com os recursos de water (água), sun (sol) e patience (paciência).

As hypotheses foram diversas, mas a maioria acreditou que a sunflower brotaria primeiro.

O action plan levou em consideração o processo de plantação das sementes, a rega diária dos potes e o processo de observação contínua.

Durante um processo de mais de duas semanas de observação, exercendo muita paciência, esta investigação terminou, obtendo a resposta a seu questionamento inicial, permitindo que o conhecimento adquirido seja compartilhado por meio dos registros de observação e possibilitando a realização de novos questionamentos que poderão se tornar novas investigações.

As mudas foram transplantadas para vasos maiores onde continuarão sendo cuidadas pelas crianças, que acompanharão o crescimento até o final do ano.

"O saber é a razão de ser da existência do homem na terra, a primeira e a última de suas tarefas." Pedagogia Logosófica