Infantil 3 A aprende a cultivar a paciência e a confiança em si mesmo numa atividade de "enfiagem"

Unidade: Funcionários | 22 Nov 2021

Atividades de "enfiagem" favorecem o desenvolvimento da coordenação motora fina, da coordenação viso-motora, do senso de direção e da sequência. Porém, podem, também, se tornar um campo experimental para as crianças cultivarem alguns valores ao serem desafiadas a perceber o que acontece dentro do mundo interno delas enquanto realizam a atividade. E é isso o que o Infantil 3 A viveu confeccionando um colar de macarrão!

As professoras Daniela Libâneo, Karine Hellen e Flávia Costa entregaram para cada aluno uma bacia com macarrões perfurados e tampinhas já furadas ao meio com um fio de nylon amarrado. As docentes estimularam as crianças a passarem o maior número de macarrões pelo fio, formando um colar. Pensamentos como “É difícil!”, “Não consigo!” apareceram na mente das crianças e foram manifestados, mas as professoras ensinaram os alunos a cultivar a paciência, realizando um trabalho sem pressa e com confiança de que seriam capazes!

E o resultado? Os alunos demonstraram, em suas fisionomias, que ficaram felizes quando conseguiram fazer um colar bem grande, experimentando a deliciosa sensação de serem capazes!