O 3º Ano A conhece o pensamento do “JÁ”

Unidade: Funcionários | 4 Nov 2021

A turma do 3º Ano A realizou um trabalho literário com o livro “A preguiça não mora mais aqui” de Anna Maria Masiero, da Editora Amanhã Gente Grande. A história mostra uma realidade bem próxima do que se vive ao reconhecer dentro da mente o pensamento de preguiça no dia a dia, o que deixou as aulas, a cada dia, mais envolventes.

Numa das conversas, a professora Priscila Nunes deu a oportunidade de os alunos manifestarem suas vivências sobre como reconhecem dentro de si a presença desse pensamento. Foram recordadas situações do cotidiano revelando o quanto a preguiça se faz presente no momento de fazer o dever, de realizar as provas e as tarefas on-line, de tomar banho quando os pais solicitam, de organizar os materiais escolares e até mesmo de escovar os dentes antes de dormir. É ou não é uma realidade presente na vida?

Em outro momento, os alunos tiveram a chance de refletir sobre o que sentem quando conseguem vencer o pensamento da preguiça fazendo o que realmente é preciso movidos pela própria força de vontade. Uma das alunas falou: “Quando venço a preguiça, me sinto alegre e livre!”

A turma está começando a compreender que fazer o que é necessário com boa vontade e alegria torna a vida mais feliz e oferece ao ser humano a sensação da verdadeira liberdade interna.

Em determinado momento da história, uma carta enigmática precisou ser desvendada e a charada trouxe ao conhecimento dos alunos o pensamento do “JÁ”, poderoso aliado do personagem principal Pedro, contra o pensamento da preguiça.

Finalizando o trabalho, os alunos realizaram uma atividade escrita, que os desafiava a fazer um levantamento individual, sobre quais habitantes possuem na mente, classificando-os como úteis e bons e os inúteis e negativos. Mas não parou por aí! Refletiram também sobre as estratégias que podem usar para aumentar ainda mais a presença dos pensamentos de bem, úteis e positivos!