Projeto “Água” no 2º Ano B propicia comprovar o quanto o conhecimento amplia a vida

Unidade: Funcionários | 5 Oct 2021

O tema “Água” foi o escolhido pelas crianças do 2º Ano B para suas investigações, sob a forma de projeto, durante o 1º semestre do ano de 2021.

O levantamento de perguntas a respeito do que se quer aprender estimula o desenvolvimento das funções mentais de estudar, de pensar e de realizar que, por sua vez, estimula a busca do saber, à medida que as descobertas são feitas e as informações são absorvidas de forma leve.

Inicialmente, cada criança investigou o motivo de sua pergunta e compartilhou o que aprendeu, com os colegas e professoras, ainda nas aulas remotas.

Paralelamente a esse esforço individual, a turminha recebeu a visita de alguns professores do Ensino Fundamental II e Médio para darem suas explicações científicas sobre os temas pesquisados.

Generosamente, participaram os professores: Geraldo Nascimento (Física), Carla Neves (Geografia), Beatriz Ferreira (Ciências), Milena Almeida (Biologia), Cacilda Lage (Biologia) e Suely Takahashi (Geografia).

As seguintes perguntas foram respondidas por eles, de acordo com sua área de atuação:

“Como a água surgiu no planeta Terra?”, “Como se formam os rios?”, “A água do planeta está mesmo acabando”, “O que precisamos fazer para a água do mundo não acabar?”, “Como os animais surgiram na água?”, “Os corais são importantes para o mar?”, “O que é o ciclo da água?”, "Como podemos fazer a partir da minha casa para contribuir com a água do planeta?”

Na Mostra de Cultura e Conhecimento, realizada no Colégio Logosófico, em setembro de 2021, os alunos apresentaram, de forma virtual, tudo o que aprenderam com o projeto e deram dicas de como economizar a água para um mundo melhor, tema anual da Escola.

O 2º Ano B e suas professoras puderam comprovar, mais uma vez, que o “O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar.” (Da Pedagogia Logosófica)