Turma do horário estendido realiza atividade sensorial

Unidade: Brasília | 3 Oct 2021

Em comemoração ao início da primavera, a professora Roseli Luro coordenou a montagem de uma caixinha sensorial com a turma do horário estendido, para levar as crianças a refletir sobre as formas de perceber a natureza. Ou seja, tocar a terra, a água, as flores, os animais, pisar a terra seca e molhada, cheirar as plantas etc.

Após confeccionar a caixinha, plantamos uma árvore frutífera, e refletimos sobre sua importância na natureza, o que ela nos oferece, bem como tudo o que podemos aprender observando o seu crescimento. Logo após o plantio, percorremos os cantinhos do Colégio para recolher os elementos da natureza que chamavam a atenção das crianças.

No dia seguinte, na rodinha, exploramos e conversamos sobre as características e a importância de cada elemento. Refletimos, ainda, sobre as nossas atitudes para colaborar na preservação da natureza, nossa primeira mestra, para, assim, nos alegrarmos com cada estação do ano, em especial, na que nos encontramos hoje, a primavera.

As crianças aprenderam, também, que a natureza é sábia nos pequenos detalhes, e nos ensina sobre a nossa vida, sobre o passar do tempo, sobre a capacidade de sentir e também sobre as etapas do nosso crescimento. Terminamos a atividade molhando e cuidando do pé de acerola que plantamos. Foi uma atividade divertida e de muito aprendizado.