Infantil 2 aprende a trabalhar em equipe preparando sua própria massinha

Unidade: Cidade Nova | 29 Sep 2021

Que todas as crianças gostam de massinha, nós já sabemos. Agora, como seria se elas fizessem a sua própria massinha? Essa foi a proposta que as professoras Rosemary Gurgel e Gabrielly Moreira fizeram para a turma do Infantil 2.

No momento da rodinha, as docentes se reuniram com as crianças e apresentaram o passo a passo de como fazer massinha a partir da farinha de trigo.

A princípio, as docentes foram mostrando às crianças quais eram os ingredientes, o que mais poderia ser feito com cada um e deixaram que elas sentissem sua textura, familiarizando-as com as características sensoriais dos mesmos, além de trabalharem algumas noções de quantidade. Durante todo o processo, as crianças auxiliaram as professoras, mexendo a mistura e adicionando a tinta, para que, depois de pronta, a massinha fosse dividida entre todos.

Essa atividade possibilitou trabalhar quantidades, explorar texturas e estimular a percepção das semelhanças e diferenças entre as massinhas, considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC.

“Fazer a própria massinha foi também uma oportunidade de valorizar o trabalho em equipe e a colaboração. As crianças ficaram muito felizes em fazer a massinha para brincarem.”- relatou a professora Rosemary Gurgel.

Agora, que tal você também preparar sua própria massinha e se divertir com seus filhos? Veja a receita, abaixo!

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de sal

1 e ½ xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de óleo

Corante de sua preferência

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes na ordem acima, colocando o corante somente no final e “mãos na massa”!