Infantil 4 inicia projeto sobre os pensamentos conhecendo uma casinha muito especial

Unidade: Cidade Nova | 29 Sep 2021

As aulas na turma do Infantil 4 estão cada dia mais estimulantes! Os alunos estão aprendendo a cultivar bons pensamentos e a cuidar da sua casinha mental. As professoras Nirvana Arantes e Laiene Guimarães prepararam para a turma uma dinâmica bem sensível.

Inicialmente, elas contaram a história “Quer conhecer minha casa?” do autor Jonas Ribeiro, em que os leitores são convidados a conhecer a casa do personagem do livro. Os alunos ficaram atentos a cada detalhe. Ao final da história, as professoras fizeram uma analogia da casa onde moramos com a nossa “casa mental” e contaram para os alunos que os pensamentos são como as pessoas que convidamos para entrar em nossa casa: os hóspedes mentais.

As docentes levaram a seguinte reflexão: “Convidamos qualquer pessoa para entrar em nossa casa?”, “Deixamos entrar quem não conhecemos?”. Os alunos e as professoras tiveram a oportunidade de conversar um pouco sobre os pensamentos bons, que são aqueles que nos fazem bem e nos deixam felizes, e os não tão bons, que são aqueles que nos deixam tristes.

Logo após a conversação, as professoras convidaram os alunos para confeccionarem sua própria casinha mental, usando palitos de picolé e uma folha de papel. Ao lado da casinha, as professoras registraram dois pensamentos relatados pelos alunos como sendo bons, que eles deixariam entrar em sua casinha mental, e ruins, que eles não deixariam. Os alunos citaram a colaboração, o afeto, o esforço, a alegria, a amizade e a felicidade como pensamentos de bem que já estão cultivando.

“Foi uma linda experiência vivida pelo Infantil 4. Os alunos estão se esforçando para observar e selecionar os bons pensamentos.” – relatou a professora Nirvana Arantes.