Turma da Paciência estuda sobre o Afeto

Unidade: Uberlândia | 8 Sep 2021

Ao longo do mês de agosto, foi feito um lindo trabalho com a Turma da Paciência, o 4º Ano, sobre o Afeto. Em um primeiro momento, fizemos uma roda de conversa e foi perguntado às crianças o que elas entendiam sobre o conceito de afeto e sobre como elas percebiam o afeto recebido de suas famílias, amigos, professoras. A professora Sara Prado registrou as respostas das crianças no quadro. Conversamos, ainda, sobre os seguintes ensinamentos de González Pecotche:

"O afeto, expressão mística do sentimento, suaviza aqui as reações violentas da razão, fazendo com que esta permaneça inofensiva."

"Tudo quanto o homem pense e faça deve, necessariamente, estar influído por essa força interna que se chama afeto."

Em um segundo momento, os alunos fizeram um registro, relatando sobre as manifestações de afeto que costumam receber. Fizeram, também, uma ilustração de um momento em que foram afetuosos com alguém.

Em um terceiro momento, as crianças criaram o “Espaço do Afeto”: utilizaram um espaço da sala onde colocaram bilhetes que fizeram nos quais contaram sobre momentos afetuosos vividos. Foi solicitado que trouxessem algum objeto que os fizessem recordar deste sentimento, para compor o espaço.

O objetivo desse trabalho foi levar as crianças a compreender o conceito deste sentimento elevado e a importância de seu cultivo para as relações humanas.