Alunos do 7º Ano aprendem sobre a cultura nordestina

Unidade: Cidade Nova | 28 Jun 2015

Para auxiliar na aprendizagem do conteúdo sobre a região nordeste, a professora de Geografia Suely Takahashi propôs aos alunos do 7º Ano que trouxessem para a sala elementos que representasse a cultura nordestina. Cada aluno trouxe um exemplo de uma contribuição cultural do Nordeste para o Brasil.

As alunas Júlia Coelho e Michele Borges confeccionaram dois exemplares do chapéu de cangaceiro e colocaram lindas fitas coloridas para enfeitar. Fizeram também um bolo mole, apresentaram um objeto utilizado para marcar o ritmo do maculelê (dança e luta típica do Nordeste), trouxeram uma carranca e um berimbau. Para encerrar, elas fizeram parte de uma apresentação musical com outros alunos.

Na medida em que cada aluno trazia sua contribuição, a turma degustava tapioca, bolo de milho, escondidinho de carne do sol, cocada, suco de caju, pipoca, bolo de fubá, bolo de coco... E  todos ainda ouviram um cordel e a encenação da cantora Ivete Sangalo pela aluna Manuela Machado.

Para finalizar a atividade, o aluno Geraldo Viana pediu a todos que marcassem o ritmo do frevo com palmas e ele dançou para a turma.