3º Ano é estimulado a recriar brincadeiras e cultiva relacionamentos

Unidade: Goiânia | 20 May 2015

As professoras Mayara Teixeira, Angélica Mendonça e Tatiane Nascimento propuseram aos alunos do 3º Ano a refletirem sobre as brincadeiras com a leitura do livro Brincadeira é coisa séria!, da autora Márcia Lubas Cardoso Machado.

Inicialmente as crianças identificaram as partes do texto, como a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Em seguida, elas começaram a levantar hipóteses e registraram em cartazes o que entendiam por brincadeira. “Refletimos com as crianças se as brincadeiras que estavam realizando traziam ou não um bem a si mesmo e ao outro”, explicaram as professoras.

Após este momento foi proposto aos alunos que confeccionassem brinquedos com os quais gostariam de brincar, como peteca, telefone sem fio, bilboquê, dama e dominó. As docentes sugeriram as brincadeiras tradicionais e lançou um desafio: as crianças teriam que criar novas formas de brincar, diferentes da forma tradicional, e pensar como essa forma iria influenciar positivamente na conduta deles.

Para as professoras, a atividade favoreceu e ampliou as relações afetivas e ainda explorou a capacidade criadora. “A cada vez que fazíamos uma brincadeira, as crianças registravam no caderno como havia sido a experiência, como se sentiram ao brincar, quais foram os pensamentos que surgiram enquanto brincavam e como deveriam se preparar para brincar nas próximas vezes”.

Veja o trabalho de reflexão sobre a letra da música Brincadeira de corda:

Música original:

O homem bateu em minha porta e eu abri:

Senhoras e senhores: põe a mão no chão.

Senhoras e senhores: pule de um pé só,

Senhoras e senhores: dê uma rodadinha

E vá pro olho da rua!

Ra, re, ri , ro, ru, rua!

Música recriada:

A corda da amizade:

Um amigo bateu em minha porta e ele entrou.

Amigos e amigas: ponham a mão no chão.

Amigos do bem: pulem de um pé só.

Garotos e garotas: dêem uma rodadinha

E vamos BRINCAR!

Bra, bre, brin....CAR!!

Confira o depoimento de alguns alunos:

“Eu aprendi que uma brincadeira de mau gosto pode acabar com a sua amizade!" (Jack Korkis)

“Eu aprendi que brincadeira é coisa séria, porque é importante para ter bons momentos com os amigos.” (Maria Fernanda Abreu)

“Eu aprendi lendo este livro que não podemos fazer brincadeiras sem pensar nas conseqüências."(Ilana Tiosso)