Fundamental l estuda sobre a história da tinta

Unidade: Uberlândia | 19 May 2015

Durante as aulas de Artes Visuais, da professora Maria Aparecida Viana, os alunos do Fundamental l apenderam que a tinta foi uma invenção do homem primitivo que, ao observar a natureza, percebeu que poderia misturar terra colorida, resina de árvore e água para dar cor a seus utensílios, tecidos, paredes, etc.  Assim inventou-se a tinta. "Ainda hoje, a produção de tinta industrializada utiliza esse mesmo princípio: um pigmento e um aglutinante", explicou a professora.

Para ilustrar as descobertas feitas durante o projeto A História da Tinta, os alunos fizeram uma pintura rupestre no muro da quadra do Colégio com tinta elaborada a partir de terras coloridas, doadas pela artista plástica uberlandense Darli de Oliveira. Os estudantes utilizaram gravetos e os próprios dedos para pintar.

O projeto culminou com uma visita ao ateliê da artista plástica Darli, no qual os alunos conheceram aspectos da vida e obra dessa artista local. Antes da visita, cada um fez uma pintura de tinta de terra sobre lona de caminhão e preparou um livrinho para levar de presente.

“Darli demonstrou entusiasmo e alegria em receber nossos alunos. Contou sobre seu encantamento com a natureza e que, desde que começou a estudar arte, buscou estar bem pertinho do que é natural, por isso optou por estudar e trabalhar com os pigmentos naturais. Ela também apresentou aos alunos um mostruário de terras coloridas encontradas em algumas regiões de Minas Gerais. Como a artista sabia que os alunos realizaram a pintura rupestre no muro do Colégio, criou dois lindos painéis com o mesmo tema para recebê-los. Manifestou-se muito feliz com a oportunidade de receber as crianças e disse que isto a estimulou a retomar um trabalho sobre pintura rupestre que havia começado há vinte anos! Foi uma tarde de aprendizado e alegria.”, declarou a professora de Artes.