Alunos do Infantil 2A recebem avós em sala de aula

Unidade: Chapecó | 26 Jul 2014

Os alunos do Infantil 2A, das professoras Débora da Silva e Jussara Zandonai, receberam a visita dos avós, com o objetivo de aproximar ainda mais a família à escola e aprender com a experiência deles, além de ampliar nos alunos o conceito de gratidão e afeto. As crianças ficaram atentas, escutando os avós contarem as histórias de sua família: o que gostam de fazer junto dos netos, quantos filhos têm, qual a comida preferida da família...

A primeira visita foi dos avós paternos da aluna Stephany Garcia Stoll, sra. Inês Bissane Stoll  e sr. Valdemar Stoll. Eles prepararam panquecas de cenoura, um prato que a família adora! As crianças relacionaram as panquecas com as formas geométricas e as cores. Em seguida, foi a vez da avó materna da aluna, sra. Tere Martins Garcia, que preparou bolo de milho, uma receita que a mãe Marisa adorava comer quando criança e que a Stephany não gosta muito, mas se esforça para comer quando vai à casa da avó.

Com alegria, a turma também recebeu as duas avós do aluno Bernardo Sá, sra. Terezinha Sarmento e sra. Fátima Sá, e todos comeram um saboroso cachorro quente.  Os alunos aprenderam que o tomate, usado para fazer o molho, é uma fruta e a salsicha é industrializada. Além disso, todos se recordaram da tarde em que fizeram uma receita de pão, junto com a turma do Infantil 1, como é preparado e quais são os seus principais ingredientes.

Os avós maternos da amiga Arthemis D. Retlor Ribeiro, sra. Vera Luiza Retlor e sr. Etelvino Retlor, deslocaram-se da cidade de Concórdia para ensinar a turma a preparar sopa de pão, uma comida que a mãe Cátia adorava comer quando criança e que faz parte de sua história de vida.

Os avós de Maria Luiza da Silva Amaral moram na Bahia, no entanto, encontraram uma forma de se fazerem presentes e enviaram deliciosas cocadas. Maria Luiza trouxe fotos dos avós e apresentou-os aos amigos, contando o que gosta de fazer junto deles.

Em seguida, foi a vez dos avós maternos de Mateus Marchi, sr. Antônio Alves dos Santos e sra. Geni Maria dos Santos. Estes fizeram broa de milho, receita que a bisavó do Mateus ensinou.

A avó materna de Kayan K. Grunitzhy, sra. Maria Sidelca Kreuz, preparou carne com batatas. A vovó Iaiá, como também é chamada, colocou um temperinho verde para ficar mais saboroso e cozinhou por bastante tempo. A turma ficou atenta a cada ingrediente, sentindo o sabor, as texturas, como estavam antes e depois de serem cozidos.

“Foi uma alegria para cada criança receber seus avós na sala, ajudar na preparação do alimento, colaborar para servir os amigos e professoras. Mas o momento mais divertido foi quando os avós voltaram a ser crianças novamente, dançando, brincando com o neto e seus amigos. Foram vivências para guardar junto às mais lindas e ternas recordações!”, relatou a  regente da turma, professora Débora.

No final do projeto a turma receberá um livro com as receitas elaboradas pelos avós.