Representantes do Colégio Logosófico participam do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura

Unidade: Chapecó | 28 Mar 2015

No dia 10 de março de 2015 foi realizado em Chapecó, no Teatro do Centro de Eventos Arlindo Plínio de Nês, o I Fórum do Oeste Catarinense do Livro e da Leitura. Alguns representantes do Colégio Logosófico e a diretora da Unidade Chapecó Luciana Balbinott Paludo estiveram presente e participaram ativamente do evento. A abertura contou com a participação de várias autoridades locais, como o prefeito, a Secretária Municipal de Cultura, entre outros que manifestaram sobre a importância do ato de ler para a formação do  cidadão.

Após a abertura oficial, Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro apresentou dados importantes para a área: de acordo com a pesquisa realizada em 2011, um estudante da região Sul do Brasil, nos últimos 3 meses, leu em média 1,68 livros (menos que a média nacional de leitores, que ficou em 1,85 livros). A pesquisadora apresentou outras informações e o que o Instituto Pró-Livro tem realizado para modificar o quadro, apresentando que o trabalho inicia com o professor: um professor que gosta de ler tem mais sucesso para que seus alunos também sejam bons leitores.

Ainda no período da manhã, sob a mediação de José Paulo Teixeira, coordenador do Fórum Leitura e do Projeto Bom de Ler do Instituto Parati, ocorreu o encontro com a escritora Marina Colasanti, ganhadora do Prêmio Jabuti 2014  e autora de mais de 50 livros. A escritora chamou a atenção do público com a sua fala, apresentou relatos de suas experiências pessoais e como escritora, sua compreensão da literatura e da educação atual.

O período da tarde foi reservado para as instituições participantes trazerem suas experiências e iniciativas de leitura, sob a coordenação de Carlos Stegemann, escritor e jornalista.

Representando o Colégio Logosófico, a diretora Luciana apresentou as ações que a Unidade Chapecó tem desenvolvido para estimular a leitura, além de apresentar o trabalho de produção de materiais infantis desenvolvido pelo Sistema Logosófico de Educação.

“Foi uma oportunidade para conhecer o que está sendo realizado no município, através da Secretaria de Cultura, e na região, em termos de incentivo à leitura. Mas também foi uma oportunidade para  apresentar o que estamos realizando no Colégio Logosófico  e no Sistema Logosófico de Educação, com a formação de leitores, para mudar o quadro que foi apresentado durante o Fórum”, destacou a diretora da Unidade Chapecó.