Notícias

Página: 7 de 841


Cultivo do afeto como fixador das relações humanas

Unidade: Florianópolis

Observamos na turma do Infantil 4 o sentimento da amizade e do afeto, um pelo outro, sendo cultivado e exercitado no dia a dia. Uma das crianças precisou ficar uns dias afastada do Colégio, pois havia se machucado - as professoras avisaram os colegas e explicaram o que aconteceu. No dia seguinte, as professoras solicitaram que as crianças registrassem como foi a tarde no Colégio, podia ser de alguma atividade ou parque, movimento que sempre fazem para auxiliar na recordação e na (...)

Leia mais

Reconhecer o bem recebido, um exercício de gratidão

Unidade: Florianópolis

Em um momento de conversa, começamos a recordar de todas as pessoas que colaboram na vida escolar das crianças, todos que trabalham no Colégio, nas mais diversas áreas, desempenham funções muito importantes para que o ambiente seja estimulante para o aprendizado e acolhedor. Recordamos quais seriam essas pessoas e funções importantes, colaboradores da cantina, secretaria, segurança, recepção, limpeza, administração, coordenação, direção e estudantes de (...)

Leia mais

5º Ano / 2023 - despedida com muito aprendizado e afeto

Unidade: Florianópolis

O ano de 2023 foi rico e estimulante para o 5º Ano. Pudemos vivenciar momentos muito felizes com essa querida turma que se despediu do Colégio. Um desses momentos foi a entrega para as outras turmas do Colégio, dos brinquedos que foram confeccionados por eles, juntamente com a Comissão de Recursos Didáticos da Fundação Logosófica. Quando as crianças estão no último ano do Colégio, sempre proporcionamos momentos de recordação sobre todo o bem recebido. Desta vez, as crianças (...)

Leia mais

Descobrindo o segredo da caixa misteriosa

Unidade: Florianópolis

A turma do 2º Ano / 2023 aprendeu nas aulas de Língua Portuguesa sobre o gênero textual: história de suspense.  Uma certa tarde quando as crianças chegaram na sala se depararam com uma cortina de TNT que cobria uma mesa, e em cima da mesa uma caixa com um embrulho muito bonito e três envelopes que continham algumas dicas.  Na medida que foram chegando, as crianças começaram a perguntar para as professoras o que havia na caixa. As professoras começaram a falar que era algo de (...)

Leia mais

Construção de histórias - um exercício de conciliação

Unidade: Florianópolis

As histórias fazem parte do nosso dia a dia, mas, desta vez, as crianças foram as protagonistas na construção de uma história. Para iniciar a atividade, relembramos a nossa máquina de histórias, que possui três espaços com cartinhas. Cada espaço contém um tipo de carta para retirar um personagem, a ação desse personagem e o lugar onde a história acontece. Ao iniciar a atividade, dividimos a turma em grupos de três crianças e pedimos que construíssem uma história juntas. (...)

Leia mais

5º Ano B aprende com o vídeo "Cosmic Eye"

Unidade: Funcionários

Após assistir ao vídeo “Cosmic Eye”, desenvolvido pelo astrofísico Danail Obreschkow, que mostra as maiores e as menores escalas conhecidas do Universo, afastando-se, gradualmente e voltando a aproximar-se do rosto de uma jovem, a turma do 5º Ano B fez as seguintes reflexões sobre a grandeza do Universo: - Por que a parte do vídeo que apresenta dentro do ser humano é muito menor que a parte que mostra fora? - O ser humano já conhece tudo o que existe no universo de fora? E (...)

Leia mais

Uso da tesoura no Infantil 4 B

Unidade: Funcionários

As professoras Marina Miranda e Larissa Coelho apresentaram mais uma novidade no Infantil 4 B: o uso da tesoura. As crianças descobriram os diferentes tipos de tesouras e as suas funcionalidades. Perceberam que o uso desse material requer responsabilidade. Cada aluno recebeu a sua tesoura e treinou como se pega, corretamente e, com muita alegria, realizou os primeiros recortes. A turma está aprendendo que toda atividade nova exige esforço e que devemos tentar quantas vezes forem (...)

Leia mais

2° Ano B aprende ao observar a natureza

Unidade: Funcionários

Os alunos do 2° Ano B assistiram ao vídeo “Do átomo à galáxia – viagem pelo corpo humano até o universo” e fizeram várias reflexões. Algumas delas foram: O que compõe a Natureza e o Universo? O que somos diante a toda essa grandiosidade? O que eu posso aprender com a natureza? As crianças participaram da conversa com atenção e entusiasmo. Movidas pelo interesse em saber mais, pesquisaram sobre o que poderiam aprender com a natureza. Posteriormente, (...)

Leia mais

Infantil 5 B aprende com a maçã e a melancia

Unidade: Funcionários

Com o tema anual “Natureza, a primeira mestra do ser humano”, o Infantil 5B tem aproveitado muitas oportunidades para observar a Natureza. Na hora do lanche, observando a semente da maçã, uma aluna pediu para levar para casa e plantar. No dia seguinte, enquanto saboreavam a melancia, as crianças observaram sua semente e recordaram da semente da maçã. Compararam as sementes das duas frutas e decidiram plantá-las. Depois de seis dias, a semente da melancia brotou e a de maçã não. (...)

Leia mais

O Dia Nacional da Escola é comemorado no Infantil 5 B

Unidade: Funcionários

Comemoramos, no Infantil 5 B, o Dia Nacional da Escola, 15 de março, com uma rica conversação. Após uma breve explicação sobre a data, perguntamos se era importante essa comemoração. As crianças imediatamente responderam que sim! Perguntamos: "Por quê?" Elas disseram que a Escola é um lugar importante porque é lugar de aprender, lugar que tem professor para ensinar, de encontrar com muitos colegas. Também manifestaram o que sentiam por ela. Escola é lugar de... - (...)

Leia mais