7° Ano constrói ábaco com isopor e palitinhos de churrasco

Unidade: Brasília | 4 Mar 2015

Com o objetivo de lançar um conteúdo novo de forma lúdica e concreta, a professora de Matemática Juliana Cordeiro propôs aos alunos do 7° Ano a construção de um ábaco feito com isopor e palitinhos de churrasco.

A turma foi separada em duplas e cada uma recebeu miçangas nas cores vermelho e azul, simbolizando quantidades negativas e positivas. O foco da aula era mostrar aos alunos como funcionam as operações com números inteiros.

“Vejam o exemplo (+5) + (-2). Em um palitinho coloca-se 5 miçangas azuis e no outro palitinho coloca-se 2 miçangas vermelhas. Ao observar os dois palitos, podemos perceber que existem 3 miçangas azuis a mais que as vermelhas. Portanto, o resultado é +3 (pois miçanga azul representa quantidade positiva)”, explicou a docente.