2º Ano do Ensino Médio faz práticas de Concentração x Coloração

Unidade: Funcionários | 16 Aug 2018

Para completar e ilustrar o conteúdo de Soluções Químicas estudado teoricamente em sala de aula, os alunos realizaram experimentos no Laboratório. Para cada grupo foi dada a tarefa de preparar a solução de uma determinada concentração. As soluções preparadas apresentavam coloração azulada, pois o soluto utilizado foi o sulfato de cobre penta hidratado, que é um sal azul. Elas foram comparadas e os alunos puderam perceber que quanto maior a quantidade adicionada de soluto (sulfato de cobre penta hidratado), maior a intensidade da coloração da solução formada e maior a concentração.

Na aula seguinte os alunos utilizaram as soluções preparadas para fazer novas soluções. Utilizaram a diluição para preparar soluções menos concentradas. Em seguida prepararam misturas de mesma concentração a partir da mistura de diferentes soluções.

O experimento é pertinente para os alunos compreenderem como é realizado o preparo de uma solução química. Eles puderam observar a influência da coloração das soluções de diferentes concentrações e aplicar a teoria (cálculos e conceitos sobre soluções químicas), para compreender melhor os processos de preparo, diluição e mistura de uma solução.