2º Ano A começa o trabalho com comissões

Unidade: Funcionários | 15 Aug 2018

As professoras Fábia Colombarolli e Rita Xavier esperaram que as crianças estivessem preparadas e sentissem a necessidade de uma nova rotina escolar, para favorecer a colaboração, a iniciativa e o melhor aproveitamento do tempo. Elas serviram de exemplo durante o início da segunda etapa letiva, organizando a sala, a biblioteca, a fila e distribuindo o material. Através de conversas, os alunos perceberam que toda a turma poderia colaborar para a realização de atividades que eram realizados apenas por duas pessoas. Entenderam que com a colaboração de todos a turma ganharia tempo e seria bem mais organizada, já que todos seriam responsáveis. Os integrantes das comissões mudam diariamente. A cada dia um Amigo do Dia também é designado para acompanhar o andamento das comissões.

Envolver os alunos nas atividades das quais eles participam, mostrando que a organização do ambiente escolar também é de responsabilidade de todos, além de combater a inércia, foi um dos resultados desse trabalho. Além disso, criou-se oportunidades para o cultivo da colaboração e da iniciativa, estimulando reflexões sobre valor do tempo e o fazer o bem.

“O início das comissões foi muito aguardado. As crianças adoram e aguardam ansiosamente a divulgação da lista do dia. As atividades escolares da turma estão cada dia mais organizadas e, consequentemente, os alunos ficam mais serenos em uma rotina onde todos são comprometidos e cada um sabe seu papel”, nos disse a professora Fábia.

“Com as comissões, a sala está muito mais arrumada”. Mariana Serpa

“É legal ser amigo do dia, porque ajudamos as professoras.” Ana Luisa Fonseca

Alguns elementos da Pedagogia Logosófica, através dos ensinamentos de González Pecotche fizeram parte do planejamento desse trabalho:

“Nisso reside o segredo da colaboração. O obstáculo pode exceder o esforço pessoal, mas deve existir a convicção de que esse obstáculo será eliminado com a colaboração de todos. Por isso disse ontem que cada um devia, utilizando-a pelo menos uma vez para algo útil, escrever no céu, com sua imaginação, a palavra “serviço.” Do livro Introdução do Conhecimento Logosófico, p.84

“Aprenda a aproveitar o tempo, cujo valor é tanto mais estimável quanto mais se compreende sua importância na vida. Procure que seu tempo seja rico em rendimento”. Do livro Bases para sua conduta, p.17

“Educar para a vida é considerar, como um de seus fins primordiais, o aperfeiçoamento de tudo quanto esteja compreendido na existência do ser humano, promovendo a eliminação das deficiências pela correção consciente dos erros, e despertando nos seres o afã de superação por força da natural aspiração de servir à humanidade em posições que permitam um maior e melhor aproveitamento das energias internas, dedicadas a obras de bem e de profundo sentido humano e espiritual.” Da Coletânea da Revista Logosofia, tomo I, p.166