Turma do Infantil 4 aprende sobre o sentimento pátrio

Unidade: Uberlândia | 1 Jul 2018

Com o objetivo de trabalhar o sentimento pátrio, os alunos da Turma do Afeto (Infantil 4), juntamente com as professoras Alessandra Fernandes e Isabel Wathier, construíram a bandeira nacional.

Enquanto realizavam a atividade, as crianças observaram as cores que deveriam utilizar e as formas geométricas aplicadas. Em seguida, todos fizeram bandeirinhas individuais utilizando papel, tinta guache, cartolina, varetas e cola gliter. Ao longo da atividade foi possível perceber os alunos cantarem o hino nacional, outro símbolo do nosso país.

Ao final da atividade, a professora Alessandra convidou as crianças para, juntas, colaborarem umas com as outras e organizarem a sala. Em um primeiro momento elas não quiseram, embora continuassem cantando o Hino Nacional. Surgiu então a seguinte reflexão: O que é preciso para ser um bom brasileiro? Quando eu crescer cuidarei do meu país, mas agora que sou criança, qual é a minha responsabilidade? Foi conversado que para formarmos um país melhor temos que ser melhores indivíduos, devendo, portanto, estudar, colaborar e sermos úteis em qualquer ambiente que estivermos. Imediatamente, todos juntos organizaram a sala.

“O sentimento de nacionalidade surge, precisamente, da capacidade de estudo e de trabalho de uma nação. O conceito de pátria exalta os deveres do cidadão, resguardando a invulnerabilidade de sua terra natal. A nação constitui um corpo jurídico e social; a pátria é a alma desse corpo, encarnada no povo, e é a força moral que sedimenta a tradição e forja o ímpeto indomável do sangue.” Coleção da Revista Logosofia TOMO 1. pág.110.