Alunos do 9º Ano refletem sobre vida e morte na aula de Biologia​

Unidade: Funcionários | 21 Jun 2018

Na segunda etapa do ano letivo, o tema principal das aulas de Biologia do 9º Ano é Bioética. Aos alunos é apresentado o conceito geral sobre esse tema e algumas vertentes que derivam dele.  Uma delas é a eutanásia, assunto pouco conhecido entre muitos.

Com a intenção de apresentar uma informação precisa e uma aula diferenciada, a professora Milena Almeida convidou a médica especialista em cuidados paliativos, Cristiana G. P. Savoi para falar sobre sua experiência na área, sobre bioética, eutanásia, distanásia, ortotanásia, cuidados paliativos, testamento vital e como é a realidade desses temas no Brasil.

A aula foi bastante proveitosa, os alunos ficaram atentos, tiveram uma participação ativa e puderam esclarecer muitas dúvidas. O momento também proporcionou uma reflexão sobre o valor da vida e a dignidade humana.

Alguns ensinamentos de González Pecotche foram recordados nessa oportunidade:

"O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar." 

"A vida do ser constitui o resultado de seus pensamentos, de sua conduta e de seus feitos." 

"Sentir pelas manhãs a felicidade de despertar; senti-la porque se compreende seu significado. Sentir de igual modo felicidade no trabalho e em tudo que se realiza no dia e também nos pensamentos que andam na mente, e senti-la no repouso, pela noite, é ser consciente da vida e experimentar a felicidade porque se sente pulsar dentro de si a vida universal."