Alunos do Fundamental 2 realizam atividades de Matemática com turmas do Infantil e Fundamental 1

Unidade: Chapecó | 16 May 2018

Para comemorar o Dia Nacional da Matemática, a professora regente da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental 2, Cleizer Canello Ecker, organizou com as turmas de 6º, 7º, 8º e 9º Ano diversas atividades, como desafios matemáticos, literatura matemática e jogos.

Este dia foi criado para homenagear o escritor brasileiro, educador e matemático Júlio Cezar de Mello e Souza, de pseudônimo Malba Tahan, pois é o dia de seu nascimento. O objetivo desta comemoração é valorizar e difundir o ensino de Matemática, mostrando a importância desta disciplina para a evolução da sociedade.

Os alunos do Fundamental 2 organizaram-se com antecedência, dividindo-se em equipes, buscando as tarefas, os jogos, planejando a apresentação destas para os alunos menores, desde o Infantil 3 ao 5º Ano.

Na tarde combinada, por cerca de 40 minutos, eles foram os “docentes” das turmas, coordenando os jogos, contando histórias e respondendo às dúvidas dos menores.

A professora Márcia Lima, regente do Infantil 3A, que acompanhou a atividade, relatou que “as crianças adoraram a história e também mostraram como eles aprendem Matemática. Foi bem especial! Uma rica troca de conhecimentos!”.

A professora Debora B. da Silva, regente do Infantil 4ª, destacou o que chamou sua atenção: “Observei o sentimento  dos maiores pelos menores e admiração dos menores pelos maiores”.

O aluno Felipe Niec, 9º Ano, que representou Malba Tahan na turma do 4º Ano, manifestou: “Foi uma experiência muito legal. Me senti um educador. E não foi só ensinar a eles, eu tive que me ensinar, estudar o assunto para depois poder repassar para eles o que eu aprendi”.