Infantil 5 aprende a colaborar e ainda cultiva hábitos alimentares saudáveis

Unidade: Uberlândia | 7 May 2018

Pensando em tratar com a turma sobre o valor que dá nome à mesma (Turma da Colaboração), as professoras Sara Mendonça, Mônica Ferro e Alba Costa iniciaram um projeto literário com o livro Eu quero ser colaborador, de Lei-Ly-Nay Paes Leme. Para tanto, elas se inspiraram em um ensinamento de González Pecotche – “Na Natureza, todas as partículas que a configuram colaboram entre si” – e, aproveitando que as crianças estavam concluindo as atividades do projeto Equilíbrio na Alimentação, trabalharam como os alimentos que a Natureza oferece colaboram com os seres humanos, nutrindo-os.

Foi solicitada a colaboração dos pais para uma pesquisa que as crianças deveriam fazer, cada uma com um alimento, sorteado em sala: banana, castanhas, ovo, tomate, maçã, morango, uva, milho, laranja, abacaxi, beterraba, cenoura e vegetais folhosos. Durante uma semana, os alunos colaboraram uns com os outros apresentando o que aprenderam sobre estes alimentos e, no final de cada apresentação, todos degustaram os gostosos e saudáveis alimentos!

A atividade atingiu com sucesso o objetivo de estimular nos alunos a autonomia, a necessidade de atuar com o pensamento de colaboração, a cultivar hábitos alimentares saudáveis e o reconhecimento da importância dos alimentos naturais para a saúde.