6º Ano tem aula especial sobre variação linguística

Unidade: Chapecó | 22 Apr 2018

Os alunos do 6º Ano vivenciaram uma oficina sobre a Variação Linguística no Brasil.

O tema foi desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa com a professora Juliete Ilha, por meio de pesquisa a respeito das diferentes expressões usadas nas várias regiões do Brasil, o que permitiu observar a riqueza oriunda de outras línguas como o alemão, italiano, polonês e outros.

Para trazer mais elementos sobre o assunto, a professora de Inglês Celina Eliane Frizzo, que faz parte do corpo docente do Colégio, foi convidada a realizar uma aula com esse tema, tendo em vista sua experiência dentro do campo da sociolinguística. Desse modo, a docente apresentou as diferentes origens da variação linguística, assim como as interferências dos países sul-americanos que fazem fronteira com o Brasil.

Essa atividade foi muito importante para que os alunos compreendessem e respeitassem as diferentes variações existentes no português, bem como percebessem que existem várias outras línguas sendo faladas no país, o que o caracteriza como um dos países mais plurilíngues do mundo, e acarreta certa interferência no léxico brasileiro. A professora Celina ainda mencionou sobre a diferença que existe entre a língua falada e a língua escrita.