1º Ano matutino observa a metamorfose da borboleta e entende o “equilíbrio de tempo”

Unidade: Goiânia | 11 Apr 2018

Com o objetivo de incentivar a utilização do tempo de forma inteligente, as professoras do 1º Ano matutino, Sandra Mendes e Lis Borges, usaram o tema da agenda para refletir com as crianças sobre como o tempo precisa ser bem aproveitado e que através do bom uso dele podemos vivenciar as atividades com gosto e alegria, além de aprender mais.

A presença na escola de muitos casulos e a observação de uma borboleta saindo de um deles foi o que estimulou o trabalho. Foi realizada uma analogia com as transformações interna e externa que as crianças já vêm conquistando; e também foram estimuladas reflexões sobre o que mais poderiam conquistar se soubessem usar o tempo com inteligência. O tema da agenda O uso do tempo com equilíbrio com o poema O tempo, de autoria de Elda Tamberi Soares, promoveu ainda mais reflexões.

As professoras exibiram um vídeo sobre a transformação da borboleta e toda a turma refletiu sobre ele, compreendendo o quanto é importante respeitar as etapas de desenvolvimento e de aprendizado, cultivando a paciência inteligente e tendo sabedoria para agir de forma equilibrada.

Em outro momento, foi realizada a recitação do poema As borboletas, de Vinicius de Moraes, onde as crianças perceberam a beleza e a suavidade das borboletas; e aproveitaram para conversar sobre a forma de atuar com suavidade respeitando os tempos de cada atividade no dia-a-dia, observando e realizando todas elas com constância e equilíbrio, colhendo resultados ricos e produtivos.

O estudo foi concluído com uma apresentação para outras turmas do Colégio, quando as crianças recitaram os poemas e contaram como estão aproveitando o seu tempo de forma inteligente.