Turma do Infantil 3A realiza brincadeira com telefone de lata

Unidade: Goiânia | 11 Apr 2018

A turma do Infantil 3A foi convidada a sentar na rodinha em sala para receber uma surpresa. As professoras Ludmylla Paes e Thainá Evangelista mostraram uma caixa e deram aos alunos oportunidade de manifestar o que poderia ter lá dentro, após ouvirem o barulho que vinha de dentro dela ao ser agitada.

Após muitas tentativas, a professora Ludmylla abriu a caixa e mostrou o que havia lá dentro: um telefone de lata. A docente perguntou se alguma criança já havia brincado com esse objeto e explicou como era realizada a brincadeira. Ela aproveitou e recordou sobre o recente segredinho que a turma descobriu por meio do projeto Observar, brincar, aprender a conviver, para equilíbrio ter: o de resolver as coisas conversando. As crianças recordaram em quais situações podem conversar para resolver conflitos e dúvidas, e refletiram sobre como é importante saber ouvir e falar para uma convivência equilibrada e feliz com os seres próximos de nós.

Os alunos também conheceram a obra do artista plástico Ivan Cruz (Telefone de lata II), em que ele retrata duas crianças brincando com esse objeto e exploraram muitos aspectos desta obra, como as cores, as formas utilizadas pelo artista e comparando o telefone de lata da sala com o da pintura. Por fim, as crianças foram convidadas a formar duplas para brincarem com os telefones da caixa surpresa.

“Observamos que a atividade foi muito estimulante a partir das manifestações das crianças. Percebemos também o entusiasmo com a brincadeira:todas as crianças queriam explorar ao máximo o telefone de lata e brincar com os amigos”, afirmaram as professoras.