Antropólogo visita turmas do 6º e 7º Ano

Unidade: Brasília | 11 Apr 2018

Brasília sediou o 8º Fórum Mundial da Água, palco de importantes debates acerca da crise hídrica, do saneamento e da gestão participativa de águas. No mesmo período, outros debates em torno da temática também aconteceram na Universidade Federal de Brasília – UNB.

Os alunos do 6º e 7º Ano, além de irem à Vila Cidadã, evento oficial do Fórum Mundial da Água, receberam a visita do antropólogo Ricardo Neves, pai da aluna Isadora Neves, do 7º Ano. O sr. Ricardo esteve presente nos debates ocorridos na UNB e, durante a aula de Português: Uma Leitura Ética e Cidadã do Mundo, dividiu um pouco do seu conhecimento com os adolescentes.

O antropólogo falou da relação harmônica dos nossos indígenas com o recurso hídrico, possibilitou que os alunos refletissem sobre a água como um direito fundamental e sobre o respeito que têm de cultivar frente a esse bem que a Criação nos oferece. Nessa oportunidade, os adolescentes avaliaram a relação que eles têm com o recurso hidríco e o papel que devem desempenhar nessa luta para vencermos a crise hídrica.

Ricardo recordou ainda casos recentes de severos impactos socioambientais causados no Rio Doce, Rios Madeira e Xingu, e pontuou grandes mananciais que estão ameaçados; possibilitando que os alunos pensassem a respeito da conduta humana, a respeito das escolhas que a humanidade tem realizado e o reflexo delas na natureza.

A professora Neuza Dantas, diante da palestra do sr. Ricardo em suas aulas, oportunizou um espaço para que os adolescentes pudessem externar suas reflexões e conclusões sobre o tema. Eles identificaram que faltam, ao homem, conceitos reais e valores morais, e que são esses aspectos que degradam tudo o que está ao nosso redor, inclusive a natureza.